Unindus defende maior parceria entre academia e iniciativa privada
A proposta foi feita pelo diretor da universidade, Henrique Ricardo dos Santos, durante o seminário “Crise da Globalização”. Ele sugeriu o aprofundamento do debate durante o Global Forum América Latina
O diretor da Unindus, Henrique Ricardo dos Santos, defendeu um maior relacionamento das empresas e indústrias com as universidades, durante o seminário “Crise da Globalização: Como preparar o Brasil e o Paraná”, realizado na última sexta-feira (30), em Curitiba. O evento, aberto pelo ex-ministro da Fazenda, Rubens Ricúpero, foi organizado pelo Centro de Relações Internacionais do Paraná e apoiado por diversas instituições de ensino superior do estado, além da Casa Latino-Americana e Ministério das Relações Exteriores.
Para o diretor da Unindus, a universidade corporativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), uma maior proximidade entre academia e iniciativa privada deve gerar mais conhecimento, desenvolvimento tecnológico e ainda fortalecer a política industrial. "O Brasil tem um potencial incomparável em biotecnologia, por exemplo, que ainda é pouco aproveitado de forma sustentável", afirmou Santos. Segundo ele, "a inovação tecnológica gera riqueza, mas, para que ela ocorra, é preciso também investir em pesquisa e desenvolvimento”. Santos aproveitou o encontro para falar sobre a oportunidade de aprofundar este debate durante o Global Fórum América Latina, que vai tratar justamente do papel da educação para os negócios, com foco na sustentabilidade.
O Global Fórum, que acontece de 18 a 20 de junho, em Curitiba, é uma realização do Sistema Fiep, por meio da Unindus, em parceria com Sesi, Case Western Reserve University (EUA), FGV entre outros parceiros e apoiadores. Mais informações no site www.globalforum.com.br.