Educação

Ensino superior debate 8 jeitos de educar para a sustentabilidade

Ensino superior debate 8 jeitos de educar para a sustentabilidade

A iniciativa é do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial da Fiep

Definir os oito jeitos de educar para a sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná e estabelecer conceitos e linguagens comuns sobre a temática são os objetivos da II Governança Socioambiental, que acontece na próxima terça-feira (03), no Cietep, em Curitiba. Promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Núcleo de Instituições de Ensino Superior, o encontro é dirigido para todas as IES do estado – públicas ou privadas -, setor industrial, comércio, sindicatos e organizações não-governamentais.

O evento terá como palestrantes Susan Andrews, psicóloga e antropóloga, formada pela Universidade de Harvard (EUA) e coordenadora do Parque Ecológico Visão Futuro, de São Paulo, e Mário Alencastro, doutor em meio ambiente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que abordará o tema “Afinal, o que é sustentabilidade?”. O diálogo com os participantes será conduzido pela coordenadora do Núcleo de IES e professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sonia Ana Charchut Leszczynski.

“Precisamos de um ponto comum para o conceito da sustentabilidade nas IES do estado, para que os projetos desenvolvidos alcancem metas concretas e eficazes”, afirma a assessora de Ação Social do Sistema Fiep, Carla Mocellin, ressaltando que a partir deste alinhamento as instituições poderão definir as formas para alcançarem a eficácia da educação para a sustentabilidade. 

Os interessados em participar do encontro devem fazer suas inscrições pelo site www.cpce.org.br. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (41) 3271 – 7486.

Premiação – A II Governança Socioambiental também dará espaço para a premiação do Concurso Literário Valorizar é Preciso!, que selecionou os melhores livros de histórias infantis sobre educação ambiental, escritos por alunos do 1º ano e 1ª a 4ª séries, do ensino fundamental. O concurso teve a participação de 80 escolas de seis municípios do litoral do Paraná, onde o programa é desenvolvido. A primeira seleção aconteceu nas próprias escolas. Os melhores trabalhos foram encaminhados para a Secretaria de Educação, que fez a pré-seleção de 30 livros. A partir daí uma comissão julgadora do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, escolheu os cinco livros a serem premiados.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR