Cetcep registra aumento anual de 15% na procura por treinamentos e cursos técnicos
Investimento da indústria nacional reflete no mercado de trabalho e na demanda por profissionais qualificados no Centro Nacional de Tecnologia em Celulose e Papel do Senai Paraná, em Telêmaco Borba
O crescimento da indústria nacional de celulose e papel está refletindo positivamente no mercado de trabalho com a criação de novas vagas. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Celulose e Papel (Bracelpa), o setor vai investir US$ 14,4 bilhões até 2014 na expansão de unidades fabris em todo o país. Com o investimento, cresce também a demanda por profissionais qualificados.
Segundo o Centro Nacional de Tecnologia em Celulose e Papel (Cetcep) do Senai, em Telêmaco Borba (PR), o aumento anual da demanda por treinamentos e cursos técnicos na área de fabricação é de 15%. “O atendimento é ofertado de acordo com a demanda do setor papeleiro, que é um dos que mais cresce no país”, explica José Luís Lino Andrioni, coordenador técnico de negócios do Senai/Cetcep.
A ampliação da Norske Skog, de Jaguariaíva (PR), por exemplo, anunciada em 2007, demandou ao Cetcep a formação de duas turmas de técnicos da área de celulose e papel. “O curso para a formação de profissionais para a Norske será concluído este ano e os trabalhadores poderão ser contratados pela empresa”, disse Andrioni. Cada turma conta com cerca de 40 alunos.
Ano passado, o Cetcep preparou três turmas de operadores para a International Paper (IP), de Três Lagoas (MS), que investe em uma nova fábrica de papel não revestido, com início de operação previsto para o primeiro semestre de 2009. Cerca de 1 mil candidatos participaram do processo seletivo para preencher as 120 vagas do curso técnico em Produção de Papel do Cetcep, que iniciou em julho do ano passado. Durante o curso os alunos receberam bolsa-auxílio. “Antes de iniciarem, os alunos passaram por um nivelamento de conhecimentos básicos em matemática, português, física e química, que foi desenvolvido pelo Senai de Três Lagoas”, observou Andrioni.
No curso, os alunos aprenderam sobre o processo de produção de celulose e papel através de aulas práticas, que foram desenvolvidas no laboratório móvel do Cetcep. Além disso, fizeram uma visita técnica à fabrica da IP, em Luis Antônio (SP). “Dos 114 alunos que concluíram o curso, 93 já fazem parte do quadro da empresa”, afirmou o coordenador.
Também em 2007, o Cetcep formou 210 técnicos para trabalhar na Klabin, que expandiu sua unidade, em Telêmaco Borba. Após a conclusão dos cursos, os formados já iniciaram estágio na empresa. E, durante o programa de estágio, participaram de programas de treinamento no Cetcep. Paralelamente também ocorreram processos seletivos, quando os formandos tiveram a oportunidade de serem efetivados na Klabin.
Antes disso, a unidade também formou quatro turmas para a Jari Celulose, de Monte Dourado (PA), em 2000 e 2002; sete turmas de operadores para a Veracel, de Itagimirim (BA), em 2002; e quatro turmas para a Aracruz Celulose, de Barra do Riacho (ES), em 2000. “Juntas, Aracruz e Veracel são as maiores produtoras de celulose de fibra curta do mundo”, destacou o coordenador técnico de negócios do Cetcep.
Histórico – A unidade do Senai de Telêmaco Borba desenvolve treinamentos na área de fabricação de papel e celulose desde o final dos anos 80. A partir de 1996, o Cetcep começou a descentralizar os cursos, atendendo também em outros Estados. “Nos últimos três anos, além dos treinamentos no Brasil, o Cetcep tem atuado em projetos de treinamento para empresas da Argentina e Uruguai”, completou Andrioni.
A estrutura do Cetcep inclui laboratórios de ensaios físicos e químicos e uma equipe multifuncional composta por mestres, especialistas, engenheiros e técnicos especializados e com vasta experiência na área. No Cetcep são desenvolvidos cursos técnicos e de qualificação e aperfeiçoamento profissional nas diversas áreas da cadeia produtiva, desde a colheita florestal até o produto acabado. A unidade oferta ainda assessoria dos processos de fabricação, serviços técnicos e tecnológicos e treinamentos In Company.
Serviço
Centro de Tecnologia em Celulose e Papel (Cetcep)
Avenida Presidente Kennedy, 66 – Centro – Telêmaco Borba (PR)
Fone:(42) 3271-4700
www.pr.senai.br/cetcep