Programa atende trabalhadores e moradores da Cidade Industrial de Curitiba
O curso sobre alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos começou nesta terça-feira(01). A iniciativa é uma parceria do Sesi Paraná, a AECIC, o Rotary Club Cidade Industrial e a Fundação de Ação Social
Industriários e moradores de bairros da Cidade Industrial de Curitiba iniciaram nesta terça-feira (01) as aulas do curso Cozinha Brasil, programa do Serviço Social da Indústria (Sesi) Paraná, que leva orientação sobre alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos. Durante 15 dias o caminhão do programa, especialmente adaptado para as aulas e preparação dos pratos, estará no pátio da Associação das Indústrias da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC). A previsão é atender a 300 pessoas no período, com aulas de manhã, à tarde e à noite.
A iniciativa é uma parceria do Sesi Paraná com a Aecic, o Rotary Club Cidade Industrial e a prefeitura de Curitiba, através da Fundação de Ação Social (FAS). “Essa parceria amplia o alcance do programa, permitindo que mais pessoas sejam beneficiadas”, disse o diretor-superintendente do Sesi Paraná e presidente do Rotary Club Cidade Industrial, José Antônio Fares. Ele participou da abertura do curso, junto com a presidente da FAS, Fernanda Richa; o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara; o diretor da AECIC, Carlos Vivaldi, e o administrador da Administração Regional CIC, José Dirceu de Matos.
Os benefícios de aprender a entender melhor os nutrientes de cada alimento, novas formas de prepará-los e a reduzir custos através do aproveitamento integral foram enfatizados pelo secretário de Abastecimento e pela presidente da FAS. “As mulheres de Curitiba têm muito interesse em aprender coisas novas para melhorar a vida da família. Essa iniciativa atende a esta demanda”, disse Fernanda Richa. “Diversificar a alimentação é fundamental para a saúde”, afirmou ela.
Ao final do curso, os alunos recebem um livro contendo 100 receitas passo a passo, ilustradas, bem como o certificado de participação. Desde a sua implantação em meados de 2005, o programa Cozinha Brasil já percorreu 60 municípios e capacitou mais de 12.000 pessoas no Paraná.
Além de cardápios nutritivos e econômicos e receitas saborosas, saudáveis e baratas, os participantes adquirem conhecimentos sobre planejamento de compras e armazenamento e higiene dos alimentos.