Inclusão Digital

Sesi leva programa inovador a industriários de todo o Estado

Sesi leva programa inovador a industriários de todo o Estado

A previsão é que 4 mil pessoas, a maioria industriários, se beneficiem do programa, que associa ensino de informática básica a conteúdo de cidadania e responsabilidade social.

Cerca de 4.000 pessoas, a maioria trabalhadores de indústrias paranaenses, deverão ser beneficiadas neste ano pelo programa de Inclusão Digital Itinerante, que associa o ensino de informática básica a conteúdo de cidadania e responsabilidade social. Desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná, o programa é ofertado por empresas e sindicatos empresariais, em cursos ministrados no próprio local de trabalho, com equipamentos do Sesi. Familiares de trabalhadores e pessoas da comunidade também podem participar.

A etapa piloto, aplicada em Curitiba e Região Metropolitana, envolveu mais de 700 pessoas. Agora o programa está sendo levado para todo o interior. “A iniciativa é muito positiva, pois é um benefício para o trabalhador, que amplia seu conhecimento, e também para a empresa, pois os maquinários modernos exigem que os funcionários tenham conhecimento de informática”, afirma Kassiane Guimarães Pinto, profissional de recursos humanos da Fiasul Indústria de Fios Ltda, de Toledo, no Oeste do Paraná. Um grupo formado por 50 trabalhadores da empresa concluiu o curso na última semana.

O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná (Sindirepa) de Curitiba ofertou o curso para trabalhadores de empresas associadas. “Os participantes, na sua maioria, evitavam usar o computador, deixavam de lado. Agora sabem que a ferramenta pode ajudar o trabalho do dia-a-dia nas oficinas”, diz Rosângela Damaceno, gerente executiva do Sindirepa.

Ações educativas – O programa de inclusão digital faz parte das inúmeras ações educativas, criadas para apoiar as empresas no esforço para aprimorar seus quadros de funcionários. Algumas destas ações contribuem para inserir as indústrias em iniciativas de responsabilidade social voltadas à comunidade.

 É o caso do projeto Sesi Jovem Vida, de prevenção às drogas, gravidez juvenil e AIDS. A iniciativa é voltada para adolescentes e também para trabalhadores industriários, professores e pais. No ano passado, o projeto teve a parceria de 21 empresas e 58 sindicatos empresariais, beneficiando 5 mil pessoas. A meta deste ano é triplicar a participação, levando 15 mil pessoas a palestras, oficinas e outras atividades, realizadas nas próprias empresas, em escolas, eventos sociais e esportivos.

Outro exemplo é o projeto Sesi/Senai na Escola Indústria Itinerante, de orientação profissional para alunos do Ensino Fundamental. Desenvolvido em parceria com o Senai Paraná, o projeto desenvolve atividades de tecnologia, valores, empreendedorismo e bem-estar. Em 2007 participaram 52 escolas públicas, somando cerca de 10.000 alunos. Neste ano, as ações serão levadas a 80 escolas, beneficiando 18 mil crianças em todo o Paraná.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR