Painel de especialistas traça rota de desenvolvimento para o setor ambiental
Reunidos nesta terça e quarta-feira (18 e 19) no Cietep, em Curitiba, 20 especialistas apontam caminhos e estratégias a serem seguidas para o desenvolvimento do setor no Paraná até 2015
Vinte especialistas em meio ambiente do setor industrial, do meio acadêmico e do poder público do Paraná estão reunidos no Cietep, em Curitiba, para traçar rotas estratégicas de desenvolvimento para o setor até 2015. O encontro começou nesta terça-feira (18) e prossegue até o final da tarde desta quarta-feira (19). A iniciativa é do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que promove o Painel de Especialistas em Meio Ambiente através do Observatório de Prospecção e Difusão de Tecnologia do Senai Paraná.
“Os especialistas apontarão caminhos a ser seguidos para que a perspectiva de futuro do setor ambiental se concretize”, explicou Marília de Souza, coordenadora do Observatório. Estas perspectivas foram identificadas pelo projeto Setores Portadores de Futuro para o Paraná, que foi iniciado em em 2005 e visa projetar a posição dos diversos setores industriais do Estado em relação às tendências internacionais em um horizonte de 10 anos. O setor ambiental foi um dos apontados como promissor no Estado.
Para o engenheiro de Meio Ambiente da Regional Sul da Petrobras, Aldo Guido Votto, é fundamental pensar o futuro. “Além de buscar soluções para problemas momentâneos, é preciso antecipar-se considerando evidências como os limites dos recursos naturais”, considerou Votto, destacando que soluções momentâneas normalmente são mais caras.
Do ponto de vista do engenheiro ambiental da Petrobras, a primeira questão que estará em evidência até 2015 é a energética. “Teremos mais elementos para a viabilização de fontes alternativas de energia. Mesmo as fontes limpas – como as hidrelétricas – já sofrem resistências. Então, penso que vai intensificar a discussão sobre a viabilidade das fontes alternativas”, opinou.
Segundo ele, avança também a visão empresarial de que a atividade de controle ambiental é uma oportunidade de negócio, de ganho e otimização, como os créditos de carbono, por exemplo”, citou. Além disso, segundo Votto, o mercado exigirá que as novas lideranças do setor industrial possuam capacitação de gestão na área ambiental.
Já o coordenador de Pesquisa da Universidade Positivo, Marco Aurélio Carvalho, considerou a questão da administração dos resíduos sólidos como potencialmente promissora. “O Paraná é um Estado agrícola. Então, essa questão ganhará cada vez mais espaço na agenda tanto do poder público quanto das indústrias”, observou.
Outras questões apontadas pelos especialistas como de grande relevância para os próximos sete anos são os recursos hídricos e o saneamento básico da população paranaense. “Ainda temos graves problemas tanto de coleta quanto de tratamento de esgoto no Paraná, principalmente, nas grandes cidades. É preciso torná-los mais eficientes”, disse o professor de Química Ambiental, Júlio César Rodrigues de Azevedo, da UTFPR.
O Painel de Especialistas faz parte da segunda etapa do projeto Setores Portadores de Futuro para o Paraná. Até o momento já foram trabalhados os setores Indústria Agroalimentar, Biotecnologia aplicada às indústrias agrícola e florestal, Biotecnologia aplicada à indústria animal, Microtecnologia e Produtos de Consumo e Energia.
Serviço
Painel de Especialistas em Meio Ambiente
Data: 18 e 19 de março
Horário: das 12 às 18 horas
Local: Auditório II – Cietep
Endereço: Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba (PR).
Mais informações: (41) 3901-1877.