Integra 2008

Rocha Loures defende parceria entre empresas e universidades, para inovar

Rocha Loures defende parceria entre empresas e universidades, para inovar

Na sua primeira participação no Integra, o presidente do Sistema Fiep ressaltou a importância da inovação para a competitividade do País

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, participa nesta quinta-feira (13) do Integra 2008 – Congresso Paranaense de Integração, Universidade, Centro de Pesquisa e Empresa, que está sendo realizado em Londrina desde terça-feira. Loures atuará como mediador na oficina “Diálogos para Estímulo ao Fortalecimento do Sistema de Ciência e Tecnologia”. O debate terá a participação de Helena Lastres, diretora de APL (Arranjo Produtivo Local) do BNDES; de Ieda Tacla, do projeto Antena ABG, do Senai e IEL, e do empresário Luiz Donaduzzi, presidente da Prati, Donaduzzi, indústria de medicamentos genéricos, de Toledo.

Rocha Loures apresentará o portal Inova Paraná (www.inovaparana.org.br), que pretende estimular a ampliação do conhecimento sobre inovação, oferecendo um espaço de diálogo contínuo. O portal será mantido pelo Sistema Fiep e trará notícias, informações, editais, linhas de financiamento e novidades sobre a inovação no Paraná e no Brasil. A ferramenta pretende ser um ponto de referência ao empresário que deseje inovar.

Cerca de 250 pessoas estão participando do Integra, que é promovido pelo Sistema Fiep, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Norte do Paraná, Associação Comercial e Industrial de Londrina e Sebrae. O objetivo é promover a integração entre os setores que podem favorecer a atitude empreendedora na indústria e também aproximar estudantes, professores, pesquisadores, empresários e profissionais ligados ao desenvolvimento de novos produtos.

Na sua primeira participação no Congresso, em mesa redonda realizada terça-feira, logo após a abertura dos trabalhos, o presidente do Sistema Fiep enfatizou a importância de implementação de uma política industrial que tenha a inovação como base para o avanço da competitividade.

“A aproximação do setor acadêmico e as empresas é condição básica para a inovação, que, por sua vez, é um imperativo para a competitividade não só das empresas, mas para o País como um todo”, afirmou Rocha, no debate que teve a participação do presidente nacional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Carlos Roberto Rocha Cavalcante; e Nivaldo Rizzi, representando a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e do mediador Alan Marcelo de Campos Costa, do Sebrae Paraná.

O presidente do Sistema Fiep citou levantamento feito pelo IBGE revelando que das indústrias brasileiras que fizeram inovação, muito poucas valeram-se de estudos ou trabalhos realizados por universidades ou centros de pesquisa. A maioria o fez através de contatos com fornecedores, clientes, concorrentes, através de participações em congressos em feiras.

“Esse dado revela que está havendo um enorme desperdício de boas idéias”, disse Rocha Loures. “Está faltando diálogo, trabalho conjunto. Na universidade pode ocorrer a invenção, mas a inovação só acontece quando a invenção se traduz em riquezas para o pesquisador, para o empresário e para a sociedade, que pode desfrutar do novo produto”, afirmou.

Financiamento – Durante o Integra, em encontro com a imprensa, o presidente do Sistema Fiep explicou que existem linhas de financiamento da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e do BNDES para projetos de inovadores. “Isso é uma grande oportunidade para as empresas”, afirmou.

Em dezembro do ano passado a Finep assinou os convênios para repasse dos financiamentos às empresas que tiveram propostas selecionadas no edital de Subvenção Econômica à Inovação. No Paraná, 11 projetos, de oito empresas, receberão mais de R$ 14 milhões em recursos não-reembolsáveis.

No total, a Finep disponibilizou R$ 450 milhões para serem aplicados em 174 projetos, em cinco grandes áreas: tecnologias da informação, comunicação e nanotecnologia; biodiversidade, biotecnologia e saúde; inovações em programas estratégicos; biocombustíveis e energia; e desenvolvimento social.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR