Simpósio discute uso da biomassa como fonte de energia
Será na segunda-feira (3), das 8h30 às 18 horas, no Cietep. Evento também acontecerá em São Sebastião (SP), na quarta-feira (5), e em Salvador (BA), na sexta-feira (7)
A geração e o uso da biomassa como fonte de energia renovável. Esse será o foco principal dos debates e palestras do 1.º Simpósio de Energia de Biomassa Brasil-Alemanha, que será aberto na segunda-feira (3), às 8h30, no Centro Integrado dos Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep), em Curitiba. Promovido pelo Senai Paraná e Ministério da Economia de Baden-Württemberg, da Alemanha, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião (SP) e Federação das Indústrias do Estado da Bahia, o evento será realizado também no município paulista, na quarta-feira (5), e em Salvador, na sexta-feira (7).
No Simpósio, serão apresentadas possibilidades de soluções técnicas para a geração de energia renovável e divulgadas informações sobre a atual condição da pesquisa e da política ambiental desenvolvidas na Alemanha e no Brasil. “A idéia é expor as condições gerais e o progresso atual da técnica e dos processos de produção no Brasil e em Baden-Württemberg”, explica o técnico Ulrich Ernst Bohmerle, representante alemão que desenvolve projetos no Senai Paraná.
“O atual mercado global exige, cada vez mais, a ampliação do uso de energias renováveis. E a energia de biomassa apresenta grande potencial, especialmente, pela possibilidade de utilização de muitas matérias-primas diferentes e sua alta flexibilidade na disponibilização e aproveitamento”, observa Bohmerle.
Para o engenheiro florestal Frederico Reichmann Neto, consultor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) na área de Energia, que atuará como mediador do evento nas três cidades, trata-se de uma rara oportunidade para a troca de experiências. “Penso que será de muita utilidade. Apesar de sermos um país tropical e, por conta disso, termos chuvas abundantes e florestas densas, o Brasil aproveita de forma irracional sua biomassa, seja de origem florestal, agrícola ou urbana. Nunca otimizamos essa matéria-prima, nem soubemos aproveitar adequadamente esse potencial”, considera Reichmann, que é mestre em Engenharia Florestal e doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. “E como a tecnologia alemã está anos à frente da brasileira, essa troca de experiências será muito rica”, complementa.
Voltado para cientistas e peritos em bioenergia, estudantes, empresários, representantes de associações florestais e da agricultura, madeireiras e organizações internacionais, o Simpósio contará com a participação de diversos palestrantes, especialistas da área, entre brasileiros e alemães.
A programação está dividida em três blocos temáticos e duas rodadas de discussão. Os interessados em participar do evento poderão fazer a inscrição pelo site www.pr.senai.br/simposioenergiabiomassa ou no dia 3 de março, no local do evento. Para efetuar a inscrição, basta entregar duas latas de leite em pó.
Serviço
1.º Simpósio de Energia de Biomassa Brasil-Alemanha
Data: dia 3 de março (segunda-feira)
Horário: das 8h30 às 18 horas
Local: Centro Integrado dos Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep)
Endereço: Avenida Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico – Curitiba (PR)
Mais informações: (41) 3271-7187 / 3271-7188 ou www.pr.senai.br/simposioenergiabiomassa