Centro de Tecnologia do Senai capacitou 1.227 profissionais em 2007
Localizado em um dos maiores pólos industriais do Brasil, em Arapongas, Cetmam atende as cerca de 500 indústrias da região
O Centro Nacional de Tecnologia da Madeira e Mobiliário (Cetmam) do Senai, em Arapongas, na região Norte do Paraná, capacitou no ano passado 1.227 profissionais para atuarem no mercado de trabalho. A unidade do Senai atende, especialmente, à crescente demanda do setor moveleiro da região, que forma um dos maiores pólos do Brasil, concentrando cerca de 500 indústrias em um raio de aproximadamente 100 quilômetros.
Resultado de um acordo de cooperação entre o Senai Paraná e o Ministério da Economia do Estado de Baden-Württemberg, na Alemanha, o Cetmam presta desde 1993 assessoria especializada em processo produtivo e design de móveis e capacita em média 1 mil profissionais por ano, através de cursos nas áreas de madeira e mobiliário, design de móveis, segurança do trabalho e gestão de processos industriais (Estratégia, Logística, Pessoas e Qualidade).
São cursos de Aprendizagem Industrial (de iniciação profissional, voltado para jovens de 14 a 24 anos) e Qualificação Profissional (de formação inicial, técnica e tecnológica para atendimento às mudanças tecnológicas e atualização das competências), além dos cursos Técnicos (de nível médio, que proporcionam conhecimentos teóricos e práticos nas atividades do setor produtivo regional).
“O Cetmam é referência nacional de produtos e serviços em qualificação, aperfeiçoamento, consultoria e design de móveis. O foco principal do atendimento do Cetmam é o setor moveleiro da região, que fabrica móveis em série, mas também recebemos demandas por formação técnica e profissional de outros setores industriais, como Eletroeletrônica, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuário”, observa o diretor regional do Senai, João Barreto Lopes.
Das 1.227 matrículas registradas em 2007, 69% referem-se a cursos relativos ao setor de madeira e mobiliário. Do total de matrículas, cerca de um terço (33%) foram efetuadas a partir de parcerias com empresas da região.
Além dos cursos, o Cetmam oferece Serviços Técnicos e Tecnológicos. A maioria dos atendimentos é direcionado às empresas do setor da madeira e mobiliário. Em 2007, o Centro prestou assessoria técnica e tecnológica a 40 empresas do setor, totalizando 2.010 horas realizadas. No mesmo ano, a unidade prestou informações técnicas e tecnológicas a 65 empresas do segmento, em um total 235 horas trabalhadas. Na área de desenvolvimento tecnológico, cinco empresas do setor foram atendidas em 2007, somando 677 horas realizadas.
Serviço
Centro Nacional de Tecnologia da Madeira e Mobiliário (Cetmam) do Senai
Endereço: Rua Guaratinga, 2247 – Parque Industrial II – Arapongas (PR)
Fone: (43) 3275-8800
Fax: (43) 3275-8892
Email: cetmam@pr.senai.br