Senai Paraná programa 23 Clínicas Tecnológicas para 2008
Por meio das Clínicas Tecnológicas, o Senai leva especialistas para atender diversos setores da indústria paranaense em todo o Estado
O Sistema Fiep, através do Senai Paraná, realizará neste ano 23 Clínicas Tecnológicas em nove cidades do Estado: Maringá, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Londrina, Curitiba, Toledo, Cascavel e Pato Branco. As Clínicas Tecnológicas atenderão diversos setores da indústria paranaense, como vestuário e confecção, alimentos e bebidas, automotivo, metalmecânica, minerais, alumínio, celulose e papel, madeira, construção civil, tecnologia da informação e cerâmica vermelha.
Promovidas pela Rede de Tecnologia do Paraná (Retec), do Sistema Fiep, as Clínicas Tecnológicas têm por objetivo melhorar processos e produtos desenvolvidos pelas empresas por meio de consultorias com especialistas. Além disso, visa oferecer ganho em produtividade, redução de desperdício, inovação, introdução de novas tecnologias e atualização de metodologias.
De acordo com o coordenador da Retec, Reinaldo Tockus, as datas de realização das Clínicas Tecnológicas ainda estão sendo definidas com as unidades do Senai, que operacionaliza essas ações em todo o Estado. “A previsão é divulgar o calendário anual até o fim de março”, disse Tockus, destacando que várias Clínicas Tecnológicas atenderão às demandas de Arranjos Produtivos Locais (APL).
Segundo ele, a Retec está realizando também a avaliação e o acompanhamento dos resultados das 21 Clínicas Tecnológicas realizadas em 2007. “Estamos desenvolvendo uma avaliação de acompanhamento para verificar os resultados posteriores às Clínicas dentro das empresas”, explicou Tockus. Ano passado, foram realizadas Clínicas em 12 municípios: Ponta Grossa, Curitiba, São José dos Pinhais, Umuarama, Londrina, Cianorte, Francisco Beltrão, Maringá, Cascavel, Toledo, Bituruna e Loanda. As Clínicas atenderam os setores automotivo, panificação, madeira, moveleiro, confecção, cosméticos, medicamentos e fármacos, madeira, alimentos e metais sanitários.