APL de Malhas firma parceria com Banco do Brasil
O APL será o primeiro do Estado a firmar parceria com o projeto Desenvolvimento Regional Sustentável
O Arranjo Produtivo Local (APL) de Malhas de Imbituva assina, nesta terça-feira (19), um convênio com o Banco do Brasil. O APL será o primeiro do Estado a firmar parceria com o projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável de regiões onde o BB está presente. Entre os objetivos está a geração de empregos e renda, além da melhoria da qualidade de vida. A assinatura será às 17h30, na Associação de Malharias de Imbituva, rua Professor Souza Araújo, 330, sala 1.
Os APLs têm o apoio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) – por meio do Senai, do IEL e do Sesi. “As ações incluem mobilização do setor industrial, oferta de serviços, consultorias e programas de desenvolvimento tecnológico e coordenação de planejamento estratégico, além de participação na governança dos APLs”, afirma a coordenadora da área de APLs do Sistema Fiep, Cristiane Stainsack.
De acordo com o coordenador do APL, Gilson Bobato, o principal benefício desta parceria com o Banco do Brasil será o apoio a projetos do setor. “Já temos alguns projetos em fase de análise, como a construção de uma escola técnica, que será responsável pela formação e capacitação de mão-de-obra para as malharias”, conta.
Bobato afirma ainda que o convênio com o banco facilita o financiamento de máquinas e empréstimos para o setor. “Estamos estudando formas de financiamento com mais tempo de carência, para começarmos a pagar em maio e junho, período em que iniciamos as vendas.”
Segundo o gerente geral do Banco do Brasil em Imbituva, Rosimar Rodrigues de Oliveira, a iniciativa para a formalização da parceria veio do Banco do Brasil, que viu no APL e na Associação das Malharias um projeto para o desenvolvimento da região. “O DRS trabalha com o tripé da sustentabilidade, que visa o desenvolvimento tecnológico, financeiro e social das empresas e da região. Nosso principal objetivo com a parceria é a inclusão social e democratização de acesso ao crédito aos empresários, com vistas ao desenvolvimento sustentável das empresas”, diz.
O APL de Malhas é formado por 45 empresas, que empregam quase 9% do total de pessoas em idade de trabalhar na cidade. As malharias são importantes, sobretudo, para o emprego da mão-de-obra feminina, uma vez que 93% dos postos de trabalho são ocupados por mulheres.