Estágio inclusivo

IEL busca inserção de pessoas com deficiência nas empresas

IEL busca inserção de pessoas com deficiência nas empresas
Empresas ofertam diversas oportunidades, mas não há candidatos para preenchê-las

Estudantes com deficiência têm uma oportunidade a mais para entrar no mercado de trabalho. O IEL Estágio do Paraná, por meio do programa Estágio Inclusivo, que tem por objetivo incluir estudantes com deficiência nas indústrias, está cadastrando candidatos. Os interessados devem estar cursando o ensino técnico ou superior de qualquer área do conhecimento. 

De acordo com a coordenadora de relacionamento de mercado do IEL Estágio, Emmanuele Spaine, empresas procuram pessoas com deficiência para integrar o quadro funcional, mas argumentam que é difícil encontrar candidatos com a qualificação adequada. A Lei nº 8.213, de 1991, determina às empresas a contratação de cotas mínimas de trabalhadores com algum tipo de deficiência.

“As vagas existem, mas não há candidatos para preenchê-las. No site do IEL – www.ielpr.org.br – há uma área exclusiva para cadastro de estudantes com deficiência”, afirma, ressaltando que os interessados em estagiar precisam ter mais de 16 anos, estar regulamente matriculado em alguma instituição de ensino e freqüentar as aulas.

A HSBC Global Technology Brazil, empresa da área de informática do Banco HSBC, busca estudantes com alguma deficiência para preencher duas vagas na área de informática, em Curitiba. De acordo com o diretor de Recursos Humanos da empresa, Hélcio T. Tessaro, a empresa tem dificuldade na hora de preencher as vagas, pois não é muito comum encontrar estudantes com deficiência cursando informática. “Não existem candidatos disponíveis em número suficiente para ampliarmos a nossa oferta de vagas”, diz.

“Temos um estagiário com deficiência que foi contratado junto a uma universidade e que tem nos dado um retorno bastante satisfatório. Mediante este resultado alcançado, decidimos ampliar estas vagas de estágio”, comenta o diretor.

Segundo Emmanuele, estudantes e empresários têm a ganhar com este tipo de estágio. “Para os estudantes é a oportunidade para mostrarem suas habilidades e competências e se adaptarem ao perfil e exigências da indústria. Para as empresas, é a oportunidade de contribuírem para a formação desses jovens e realizarem ações inclusivas e de responsabilidade social”, explica.

O IEL conta seis unidades de atendimento no Paraná: Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Londrina, Maringá e Toledo. As empresas e estudantes interessados devem procurar uma das unidades do IEL ou fazer o cadastro no site www.ielpr.org.br.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR