Desenvolvimento das Cidades

Fiep propõe movimento pela educação em Conferência Mundial no RS

Fiep propõe movimento pela educação em Conferência Mundial no RS

Encontro em Porto Alegre vai reunir especialistas de todo mundo para discutir experiências inovadoras de gestão e participação democrática e a emergência de cidades sustentáveis

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures, coordena na próxima sexta-feira (15), em Porto Alegre, um grande debate sobre a qualidade do ensino básico brasileiro e o papel do poder público, da iniciativa privada e dos cidadãos em geral na melhoria da educação. A oficina Um Movimento das Cidades pela Educação será realizada durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, que acontece de 13 a 16 de fevereiro, na PUC/RS.

O encontro de Porto Alegre vai reunir especialistas de todo mundo para discutir experiências inovadoras de gestão e participação democrática, a emergência de redes sociais e de cidades sustentáveis.

Ao levar a pauta da educação à conferência, o Sistema Fiep pretende buscar soluções que contribuam para melhorar o atual cenário do sistema educacional brasileiro. “Temos o desafio de promover um salto de qualidade na educação e, para tornar isto possível, acredito na eficácia da cooperação entre governo e sociedade. Aos empresários cabe um papel relevante já que a educação de excelência é a infra-estrutura social indispensável das economias vencedoras e das democracias sólidas”, afirma Rocha Loures.

Na oficina serão relatados bons exemplos de condução do sistema de ensino no Paraná. São os casos das cidades de Apucarana e de Ivatuba. A intenção é mostrar que é possível a prática de ações positivas e efetivas dentro dos municípios. “É preciso haver uma mudança de atitude e de método, uma vez que a educação deve ser entendida como um bem público e não como um programa de governo que desaparece a cada novo ciclo administrativo”, destaca o presidente da Fiep. Segundo ele, também serão debatidas metas para os gestores públicos que assumem seus mandatos em 2009.

Participação – O Sistema Fiep também ocupará outros espaços de debate durante a Conferência. Na quarta-feira, dia 13, será apresentado o programa Nós Podemos Paraná, criado para ajudar o Estado a atingir, com cinco anos de antecedência, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pela ONU. Outra iniciativa que será mostrada é o Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), que faz o monitoramento dos Indicadores do Milênio.

No sábado, último dia da Conferência, será realizada uma oficina sobre a Rede de Participação Política do Empresariado, que é promovida pela Fiep e pela Faciap e já conta com a participação de mais de cinco mil pessoas de 24 estados brasileiros. A Rede é um instrumento de debate, formação e conscientização política que busca envolver a comunidade em projetos e ações que influenciam o desenvolvimento nacional e local.  Mais informações no site www.fiepr.org.br

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR