Fiep propõe movimento pela educação em Conferência Mundial no RS
Encontro em Porto Alegre vai reunir especialistas de todo mundo para discutir experiências inovadoras de gestão e participação democrática e a emergência de cidades sustentáveis
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures, coordena na próxima sexta-feira (15), em Porto Alegre, um grande debate sobre a qualidade do ensino básico brasileiro e o papel do poder público, da iniciativa privada e dos cidadãos em geral na melhoria da educação. A oficina Um Movimento das Cidades pela Educação será realizada durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, que acontece de 13 a 16 de fevereiro, na PUC/RS.
O encontro de Porto Alegre vai reunir especialistas de todo mundo para discutir experiências inovadoras de gestão e participação democrática, a emergência de redes sociais e de cidades sustentáveis.
Ao levar a pauta da educação à conferência, o Sistema Fiep pretende buscar soluções que contribuam para melhorar o atual cenário do sistema educacional brasileiro. “Temos o desafio de promover um salto de qualidade na educação e, para tornar isto possível, acredito na eficácia da cooperação entre governo e sociedade. Aos empresários cabe um papel relevante já que a educação de excelência é a infra-estrutura social indispensável das economias vencedoras e das democracias sólidas”, afirma Rocha Loures.
Na oficina serão relatados bons exemplos de condução do sistema de ensino no Paraná. São os casos das cidades de Apucarana e de Ivatuba. A intenção é mostrar que é possível a prática de ações positivas e efetivas dentro dos municípios. “É preciso haver uma mudança de atitude e de método, uma vez que a educação deve ser entendida como um bem público e não como um programa de governo que desaparece a cada novo ciclo administrativo”, destaca o presidente da Fiep. Segundo ele, também serão debatidas metas para os gestores públicos que assumem seus mandatos em 2009.
Participação – O Sistema Fiep também ocupará outros espaços de debate durante a Conferência. Na quarta-feira, dia 13, será apresentado o programa Nós Podemos Paraná, criado para ajudar o Estado a atingir, com cinco anos de antecedência, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pela ONU. Outra iniciativa que será mostrada é o Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), que faz o monitoramento dos Indicadores do Milênio.
No sábado, último dia da Conferência, será realizada uma oficina sobre a Rede de Participação Política do Empresariado, que é promovida pela Fiep e pela Faciap e já conta com a participação de mais de cinco mil pessoas de 24 estados brasileiros. A Rede é um instrumento de debate, formação e conscientização política que busca envolver a comunidade em projetos e ações que influenciam o desenvolvimento nacional e local. Mais informações no site www.fiepr.org.br