Seminário debate oportunidades para indústria de móveis
Melhorar a gestão, aproximar-se do consumidor e investir em tecnologia são algumas das estratégias dos empresários para ampliar o mercado
Cerca de 300 empresários ligados ao setor moveleiro participam, no dia 21 de fevereiro, em Curitiba, do 2º Seminário Oportunidades para o Setor Moveleiro. O evento é promovido pelo Conselho Setorial da Indústria Moveleira, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) com o objetivo de apresentar as novas perspectivas para o setor e promover a interação entre todos os envolvidos na cadeia produtiva de móveis. Estarão reunidos industriais, marceneiros, arquitetos e designers, empresários da construção civil, importadores, instituições de ensino e pesquisa e órgãos do governo. O evento será transmitido via videoconferência para Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Nestas cidades, os interessados podem acompanhar o seminário nas unidades do Sistema Fiep.
De acordo com dados do Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov), uma das entidades que apóia o evento, o Paraná tem 3 mil indústrias moveleiras formais. Metade delas – 1500 – está localizada na Grande Curitiba e se destaca pela produção de móveis sob medida e linhas de alto padrão. Outro pólo moveleiro importante do Paraná é a região de Arapongas, no norte do Estado, onde predomina a produção de móveis seriados em MDF e estofados.
Uma das abordagens do evento será a estratégia da indústria moveleira paranaense para enfrentar a concorrência. De acordo com empresários do setor, a importação de móveis da China está crescendo. Além disso, internamente as empresas do setor competem entre si. As pequenas marcenarias, que fazem móveis sob encomenda, concorrem com indústrias que fabricam móveis planejados comercializados em lojas exclusivas. “Para ser competitiva, a indústria moveleira paranaense precisa melhorar o processo de gestão, investir em tecnologias mais modernas e aproximar-se do consumidor final”, defende o coordenador do seminário, Constantino Bezeruska, que também coordena o Conselho Temático da Indústria Moveleira da Fiep e preside o Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov).
Palestrantes – O evento acontece no Cietep e será aberto às 9 horas. Às 9h15, Lourenço de Medeiros Filho, assessor do BRDE apresenta as linhas de financiamento do banco. Em seguida, às 9h40, Alan Schlup Sant´Anna, sócio gerente da Conexão Consultoria Empresarial, fala sobre “Liderança e Sucesso”. Às 10h50, o diretor da House of Marketing, Marcelo Miranda Leal, aborda o tema “Qual o Melhor Modelo de Negócios para a sua Empresa?”. Às 11h40, o tema será “Biomarcenaria”, que consiste na fabricação de móveis por meio de matéria-prima e processo de produção sustentáveis. A palestra será proferida por Ari Bruno Lorandi, diretor de marketing da Central da Excelência Moveleira.
“Para Quem Vender Mais e Melhor: Segmentação do Mercado Moveleiro” será o tema da palestra de Renato Meirelles, sócio-diretor da Avenida Brasil Comunicação e Marketing. Ele vai apresentar os grandes números do mercado popular brasileiro e falar sobre os hábitos de consumo das classes C, D e E. A palestra de Meirelles será às 14 horas. Em seguida, às 14h50, o designer de móveis Fernando Jaeger, que acumula mais de 20 anos de experiência, apresenta a palestra “Design Agregando Valor”.
A última palestra do evento será sobre o tema “Sustentabilidade na Indústria Moveleira”. Quem falará sobre o tema será Washington Novaes, comentarista do programa Repórter Eco da TV Cultura e colunista do jornal O Estado de S.Paulo.
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo site: www.fiepr.org.br/fiepr/conselhos