Sesi Jovem Vida

Meta de 2008 é triplicar número de beneficiados

Meta de 2008 é triplicar número de beneficiados

O projeto, que atua com ações de prevenção às drogas, gravidez juvenil e AIDS, quer envolver cerca 15 mil pessoas nas atividades neste ano

O projeto Sesi Jovem Vida, que atua com ações de prevenção às drogas, gravidez juvenil e AIDS, tem como meta em 2008 triplicar o número de pessoas beneficiadas. A previsão é envolver 15 mil pessoas. Em 2007, primeiro ano de atividade, cerca de 5 mil adolescentes, que são o principal foco das ações, e também adultos, participaram diretamente de palestras,  oficinas e eventos voltados a  estimular a reflexão sobre os temas. As atividades foram desenvolvidas no próprio local de trabalho, em escolas, eventos sociais e esportivos.

Organizado pelo Movimento Empresarial pela Saúde, da Fiep, e articulado pelo Sesi Paraná, o Jovem Vida envolve, além de adolescentes, que são o futuro das indústrias, também trabalhadores industriários, professores e pais, que precisam de subsídio para lidar com essas questões.  No ano passado as ações foram levadas a 21 empresas e 58 sindicatos empresariais, de escolas municipais e estaduais e órgãos públicos, segundo dados divulgados pela gerência de Projetos de Articulação Estratégica do Sesi, que coordena as ações do projeto.

Nove Colégios Sesi participaram diretamente. Através de uma parceria, as unidades da região de Ponta Grossa levaram para as comunidades de sua região as atividades do projeto Menarca, de prevenção e educação sexual para meninas.

Impacto Social – A AIDS, que atualmente contabiliza 36 mil novos casos todo ano no Brasil, configura como doença de grande impacto social. Associado, aos alarmantes dados de crescente consumo de drogas pela juventude, suas conseqüências para a sociedade e alto índice de relação do abuso de drogas com os acidentes de trabalho, foram as principais justificativas para a demanda deste projeto.

O combate a AIDS e Drogas acompanha o movimento nacional da CNI (Confederação Nacional da Indústria) que esta desenvolvendo várias ações nestes temas.

No Brasil os dados do IBGE revelam altos índices de gravidez na adolescência. Entre as jovens de 15 a 17 anos a proporção de mulheres com pelo menos um filho é de 7,3%.  A gravidez nesta época da vida impõe à jovem muitos danos sociais, como conflitos familiares e perda de tempo de estudo e dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

O projeto SESI Jovem Vida desenvolveu ações especificas para atender estas problemáticas. Oficinas artísticas, palestras e atividades de protagonismo juvenil foram algumas das ferramentas utilizadas para promover a reflexão sobre as temáticas entre jovens, industriários e pais.

As parcerias com ONGs e entidades garantiu a diversidades de métodos. Um exemplo é a parceria com o projeto Menarca, que atua com sexualidade por meio da educação, exclusivamente meninas. A parceria possibilitou a transferência de tecnologia social para Colégios Sesi, que passam a desenvolver atividades de prevenção e educação sexual para meninas em suas cidades e região.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR