Educação profissional

Ano letivo do Senai Paraná começa depois do Carnaval

Ano letivo do Senai Paraná começa depois do Carnaval

Cerca de 10 mil alunos iniciam no dia 13 de fevereiro as atividades de educação profissional em suas 26 unidades operacionais fixas

O Senai Paraná inicia o ano letivo uma semana após o Carnaval. No dia 13 de fevereiro – uma quarta-feira, terão início as aulas para 10.090 alunos nos cursos de Aprendizagem Industrial, Técnicos e de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional nas 26 unidades operacionais fixas, distribuídas no Estado de acordo com as características dos setores industriais de cada região. “Estamos atendendo as necessidades do setor industrial e monitorando as demandas regionais”, informa João Barreto Lopes, diretor Regional do Senai Paraná.

Para a modalidade de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, o Senai receberá 1.080 novos alunos em diversos cursos referentes à atuação da indústria paranaense, como Alimentos e Bebidas, Automação, Automotiva, Celulose e Papel, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gestão, Madeira e Mobiliário, Meio Ambiente, Metalmecânica, Petróleo e Gás, Química, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Têxtil e Vestuário. Serão 588 alunos em cursos de Qualificação e 492, em Aperfeiçoamento Profissional.

“Já estamos realizando cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento em atendimento às necessidades das indústrias desde a primeira semana de janeiro. Este grande grupo está centrado nos cursos de maior duração”, explica Marco Secco, diretor de Operações do Senai Paraná. Segundo ele, o Senai receberá novas matrículas no decorrer do primeiro semestre, principalmente para ações de Qualificação e Aperfeiçoamento.

Os cursos de Qualificação e reconversão profissional atendem às necessidades do mercado. São cursos de treinamento básico, técnico e tecnológico que capacitam o profissional em razão de mudanças tecnológicas e na atualização das competências referentes a uma atividade profissional.

Na modalidade de Aprendizagem Industrial, o Senai Paraná capacitará 2.860 alunos. Os cursos de iniciação profissional e Aprendizagem Industrial são voltados para jovens de 14 a 24 anos e atendem os alunos no desempenho de tarefas básicas e de menor complexidade de uma profissão.

Já os cursos Técnicos, de longa duração, atenderão 6.150 alunos, sendo 1.800 novos e 4.350 remanescentes. Os cursos técnicos de nível médio têm duração de dois a quatro semestres e proporcionam conhecimentos teóricos e práticos nas atividades do setor produtivo regional. Para fazer o curso, o interessado deve ter ensino médio completo ou estar no último ano.

Além disso, o Senai também oferece cursos de Pós-Graduação e Mestrado Tecnológico-Industrial em áreas transversais da gestão de empresas. As datas do início das aulas são variadas e estão disponíveis no site da instituição (www.pr.senai.br).

Entre as unidades do Senai Paraná, destaque para três Centros Nacionais de Tecnologia (Celulose e Papel, em Telêmaco Borba; Saneamento e Meio Ambiente, em Curitiba; e Madeira e Mobiliário, em Arapongas). A instituição também desenvolve ações móveis em todo o Estado, atendendo às demandas regionais por educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR