Unindus inicia programa para a formação de coaches executivos e empresariais
Curso começará em fevereiro e pretende formar competências para a indústria com foco no desenvolvimento organizacional e gestão de pessoas
O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio da Universidade da Indústria (Unindus), inicia no próximo mês o programa Formação de Coaches Executivos e Empresariais. O curso é reconhecido pela Associação Brasileira de Coaches Executivos e Empresariais (Abracem) e será coordenado por Rosa Krausz, socióloga, doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), full member da Worldwide Association of Business Coaches (WABC) e presidente da Abracem. Esta é a segunda vez que a Unindus traz o programa para Curitiba.
De caráter profissionalizante, o programa é composto por 10 módulos mensais de 12 horas cada. O conteúdo dos módulos aborda temas como panorama empresarial contemporâneo, renovação de competências, as origens e significado do coaching, tipos de coaching, princípios e fases do processo, além do seu papel e importância no desenvolvimento das lideranças e organizações. Os alunos também terão acesso a estudos de caso e aprenderão como aplicar a teoria em processos de coaching.
O objetivo é despertar a vocação do profissional e a formação de competências para a indústria com foco no desenvolvimento organizacional e na gestão de pessoas. De acordo com Rosa Krausz, o curso tem foco no papel do profissional do coache ou cliente que atua no contexto organizacional. “A finalidade é garantir a permanente atualização das competências dos que ocupam posições de liderança nas empresas”, afirma Rosa.
Para participar, os candidatos passaram por uma pré-seleção na qual deverão comprovar formação universitária em ciências humanas e experiência na área de Recursos Humanos, consultoria empresarial, treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento, qualidade total e condução de grupos. Contam pontos adicionais ao currículo os candidatos que tiverem pós-graduação em Recursos Humanos/Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Gerencial, Psicologia Organizacional; formação de dinâmica de grupo, análise transacional e psicodrama.
Vantagens – Apesar da difusão da formação de coaches executivos empresariais no Brasil ainda ser tímida, Rosa Krausz afirma que a receptividade do tema nas empresas tem sido positiva e tem acompanhado a demanda do mercado. “Muitas empresas têm dado preferência e investido em formação de coaches internos com cursos credenciados, ao invés de meros treinamentos informativos rápidos”, explica Rosa.
Entre os ganhos com a formação de coaches, segundo a socióloga, estão o desenvolvimento das empresas que investem e também a formação pessoal do profissional que recebe o curso. “Ao mesmo tempo em que a empresa se torna suficientemente flexível, dinâmica e resistente para enfrentar acontecimentos imprevisíveis sem crises, o profissional, em particular, também é preparado para elevar sua capacidade de otimizar sua contribuição e a da equipe com a qual trabalha”, salienta Rosa. O curso eleva a capacidade daqueles que exercem cargos de coordenação ou na área de gestão de pessoas. Ela explica que tanto aqueles que procuram se aperfeiçoar profissionalmente, quanto empresas interessadas em investir no desenvolvimento de suas lideranças via coaches internos, poderão beneficiar-se desta formação, desde que a utilizem de forma ética e competente.
As aulas iniciam em 22 de fevereiro, e os interessados em fazer o curso podem se inscrever ou obter mais informações sobre os módulos pelo telefone (41) 3271-7731 ou pelo site www.unindus.org.br.