Agroindústria

Fiep quer maior aproximação com supermercados regionais

Fiep quer maior aproximação com supermercados regionais

A expectativa de crescimento na venda de produtos regionais gira
entre 7% a 10%, para o próximo ano

Aumentar a participação de fornecedores paranaenses em supermercados regionais é a meta do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Associação Paranaense dos Fornecedores de Supermercados (Assosuper) para 2008. Segundo dados da Assosuper, a expectativa é de um crescimento na venda de produtos regionais gira entre 7% a 10%, no próximo ano.

O assunto foi debatido no VIII Balcão de Negócios Regionais, nesta terça-feira (27), em Curitiba. “O diálogo e a cooperação estratégica entre o setor industrial, o comércio e os produtores regionais são o caminho para valorizar a produção regional e gerar riquezas no Paraná”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, durante a abertura do evento. Promovido pelo Sistema Fiep, por meio do Conselho Setorial da Agroindústria e Alimentos,  e a Assosuper, o encontro busca novos canais de distribuição, visando fortalecer a economia paranaense e aumentar as vendas dos produtos regionais.

Os produtos paranaenses representam cerca de 20% dos itens comercializados em supermercados regionais. Nas lojas do Super Dip, por exemplo, dos 10 mil itens comercializados, 2 mil são paranaenses. No Festval, dos 14 mil itens, 20% são produzidos no Estado. Rocha Loures afirma que há uma tendência do consumidor em procurar supermercados pequenos pela facilidade e agilidade. “Os pequenos e os médios supermercados foram os que mais cresceram nos últimos anos. Hoje as pessoas não têm tanto tempo, e preferem comprar em lojas menores, com atendimento mais ágil e personalizado.”

De acordo com o ex-presidente da Assosuper, Celso Gusso, hoje há um maior entendimento por parte dos supermercadistas regionais em comprar produtos paranaenses. “As redes regionais sabem da necessidade de serem abastecidas por produtos regionais. Essa relação é benéfica para ambos os lados e ainda gera riqueza para o Estado”, diz.

Participaram desta edição os supermercados Agricer, DIP, Festval, Jacomar, Mercantiba e Kusma, além de fornecedores paranaenses. O diretor do supermercado Festval, Wilson Beal, afirma que o consumidor tem procurado os produtos paranaenses nas gôndolas do supermercado. “Temos que valorizar a produção regional, pois gera riqueza”, diz, ressaltando que as lojas de Curitiba e Cascavel comercializam produtos regionais em todos os segmentos.

Já o Super Dip tem como política dar oportunidade a produtores regionais e realizar um atendimento mais focado nas necessidades dos clientes. “Estamos reformando nossas lojas e buscando um melhor atendimento. Além disso, estamos abertos a novas parcerias com fornecedores que queiram comercializar em nossas lojas”, afirma o superintendente do supermercado, Othmar Rempel.
A empresa de chocolates e derivados Barion, de Colombo, participou dos Balcões anteriores e já obteve resultados. “O Balcão de Negócios abriu muitas portas. Já estamos comercializando com outros supermercados, além de estarmos no cadastro de grandes redes regionais”, diz o gerente de redes, Alexandre Pankoski.

A Tecnicare, empresa curitibana que fabrica fraldas e absorventes higiênicos, participou do Balcão pela primeira vez. “Estamos há seis anos no mercado, mas ainda nos inserindo nas redes. O Balcão proporcionou um acesso aos supermercados, tanto que três já solicitaram nosso contato para futuras negociações”, conta a responsável pelo marketing, Claudia Nicolau.

O coordenador do Conselho Temático de Agroindústria e Alimentos da Fiep, Joaquim Cancela, acredita na parceria e pretende continuar com os Balcões de Negócios no próximo ano. “Os produtores regionais são muito importantes para o Paraná, da mesma forma que os pequenos supermercados. Temos que mostrar e divulgar o que é produzido no Estado não só para os empresários, mas também criar uma consciência nos consumidores.”

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR