Mais de 30 mil pessoas são esperadas na Olimpíada do Conhecimento e Metalmecânica
Cerca de 30 mil pessoas devem passar nesta semana no Parque Internacional de Exposições de Maringá, para acompanhar a Olimpíada do Conhecimento e a Feira Metalmecânica-2007, que abriga também a mostra tecnológica. Os eventos foram abertos oficialmente na noite da última quarta-feira (17), com a presença de dirigentes do Sistema Federação das Indústrias do Estado […]
Cerca de 30 mil pessoas devem passar nesta semana no Parque Internacional de Exposições de Maringá, para acompanhar a Olimpíada do Conhecimento e a Feira Metalmecânica-2007, que abriga também a mostra tecnológica. Os eventos foram abertos oficialmente na noite da última quarta-feira (17), com a presença de dirigentes do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), autoridades municipais, de dirigentes de entidades do setor produtivo, empresários e presidentes de sindicatos empresariais da região.
Na solenidade, organizadores e participantes dos eventos prestaram
homenagem à colônia japonesa, com uma apresentação de taikô (tambores) e danças da etnia.
Realizada pelo Senai Paraná, com apoio do Sesi Paraná, a Olimpíada do Conhecimento começou terça-feira e prossegue até sábado. É a etapa estadual do maior torneio de educação profissional do país. Reúne 138 jovens alunos do Senai, que disputarão medalhas em 31 ocupações nas áreas Metalmecânica, Eletroeletrônica, Construção Civil e Confecção.
Já a Metalmecânica ocupa 4 mil metros quadrados do Parque de Exposições. Em sua 7ª edição, a feira apresenta as últimas novidades em equipamentos, máquinas, ferramentas e serviços da indústria metalmecânica mundial. Participam empresários, industriais, profissionais e estudantes do setor.
“A Olimpíada do Conhecimento e a Feira Metalmecânica se configuram como o maior evento tecnológico já realizado em Maringá’, disse o vice-presidente da Fiep e presidente do Sindimetal, Carlos Walter Martins Pedro. Ele ressaltou a presença de indústrias nacionais e internacionais na feira e lembrou que o foco do evento é a indústria da região de Maringá.
No seu pronunciamento, o prefeito Sílvio Barros falou das parcerias do município com o Sistema Fiep e ressaltou o fato de Maringá ser a primeira cidade do interior do Estado a receber a Olimpíada do Conhecimento. “É uma honra receber as melhores jovens cabeças da área técnica’, disse ele.
O diretor regional do Senai Paraná, João Lopes Barreto, homenageou os alunos e os professores que atuam na formação profissional. ‘Os jovens são o objetivo e o foco do trabalho do Senai”, afirmou ele. A pujança da região de Maringá, o crescimento da economia e dos indicadores sociais e econômicos da região foram ressaltados nos pronunciamentos.
O diretor superintendente do Sesi Paraná, José Antônio Fares, citou a reportagem da revista Exame, sobre o crescimento de Maringá desde sua fundação, há 40 anos. “Esse desempenho não acontece por acaso, em função da competência dos empresários e da inquestionável participação do poder público”, disse ele.