Alunos do Senai-PR iniciam provas técnicas nesta quarta-feira

O maior torneio de educação profissional do país acontece no Parque Internacional de Exposições em Maringá e reúne 138 alunos de escolas do Senai-PR de todo o Estado

Um grupo formado por 138 jovens, alunos de escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná, inicia nesta quarta-feira (17) as provas técnicas da Olimpíada do Conhecimento – 2007. Até a próxima sexta-feira, eles se dedicarão a responder os desafios propostos nas áreas de Metalmecânica, Eletroeletrônica, Construção Civil e Confecção. A competição acontece no Parque Internacional de Exposições de Maringá.

Os vencedores integrarão a seleção paranaense para a etapa nacional da Olimpíada, que será realizada em 2008. A fase seguinte é a internacional, marcada para 2009, no Canadá.

“Além de avançar nas etapas da Olimpíada do Conhecimento, é importante que cada aluno competidor tenha consciência do seu valor como aprendiz para a indústria”, disse o vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e presidente do Sindimetal-Maringá, Carlos Walter Martins Pedro, nesta terça-feira (16), na recepção oficial aos alunos. “A habilidade, criatividade e o trabalho do profissional é que emprestam o verdadeiro valor à tecnologia e equipamentos”, afirmou ele.

Pela primeira vez realizada no interior do Paraná, a Olimpíada do Conhecimento acontece simultaneamente à Feira Metalmecânica 2007. Segundo Martins Pedro, os dois eventos “representam um encontro tecnológico em Maringá”.

Na Olimpíada do Conhecimento os competidores vivenciam situações semelhantes às do mercado de trabalho. O objetivo é estimular o aprimoramento da educação profissional, aliando competência, criatividade e domínio tecnológico.

“Para o Senai, este momento caracteriza todo o processo de formação de nossos alunos, pois é o momento em que garantimos a nossa qualidade através dos resultados alcançados pelos alunos na competição”, disse o diretor de Operações do Senai Paraná, Luiz Henrique Bucco. Ele explicou que os alunos recebem em sua modalidade tarefas industriais em ambiente real, com dificuldade e tempo de execução medidos pela comissão avaliadora. “Acreditamos que esta é a melhor maneira de reconhecermos o resultado do processo técnico educacional que o Senai adota”, afirmou.

Para chegar à fase estadual, os alunos passaram por uma seleção realizada em suas escolas, entre dezembro de 2006 e abril de 2007. “Além do conhecimento e experiência que a gente adquire a cada etapa da competição, a Olimpíada do Conhecimento é também uma vitrine para o mercado de trabalho”, avalia Fernando Tezolin Farobene, de 17 anos, aluno de Modelagem e Confecção do Senai Maringá. Danicler Bavanesco, de 19 anos, também de Maringá, está muito otimista. “Meu projeto é ir para o Canadá, disputar a etapa internacional”, afirma.

Juliano César Piccione dos Santos, 20 anos, e a colega Camila Fonseca, de 19, vão competir na área de Segurança no Trabalho – incluída pela primeira vez na Olimpíada do Conhecimento. “É uma oportunidade única para a gente crescer em conhecimento”, disse Juliano.

Palestras – A programação da Olimpíada do Conhecimento traz ainda o Seminário Internacional de Educação Profissional e Trabalho, que vai debater grandes temas relacionados à educação profissional. O evento será aberto nesta quarta-feira, às 9h00, pelo professor Cláudio de Moura Castro, especialista em educação, diretor de diversas universidades estaduais e internacionais e articulista da revista Veja, que falará sobre “O mundo do Senai e as Complicações do Mundo Externo”.

No dia 18, os convidados serão Percy Engel, ex-diretor de Educação e Tecnologia do Senai, e os diretores do SNPP, Aniceto Ovelar Samanieco e Francisco Rubens Rios, que falarão sobre a cooperação do Senai e do SNPP – Servicio Nacional de Promoción Professional Paraguay, como um exemplo a ser seguido. A última palestra, no dia 19, será “Educação profissional, desenvolvimento de competências e empregabilidade”, com o especialista da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fernando Vargas.

A etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento é uma realização do Senai e do Sesi Paraná.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR