Professores do Senai são capacitados em Libras
Coordenado pelo Senai Paraná e Bahia, curso de educação a distância capacitará 250 docentes de todo o país
A Unidade de Educação Profissional do Departamento Nacional do Senai apresentou na manhã desta quarta-feira (3), por videoconferência, para todo o país o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) a Distância para Profissionais da instituição. Coordenado pelos Departamentos Regionais do Senai do Paraná e da Bahia, o curso será promovido de 8 de outubro a 30 de novembro para uma turma-piloto com 30 profissionais, entre gestores estaduais do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI) e da Rede de Educação a Distância de 25 Regionais do Senai. As demais turmas serão abertas entre fevereiro e outubro de 2008.
“Gostaria de agradecer a liderança do Senai Paraná e Bahia que estão à frente desta importante iniciativa que visa capacitar docentes do Senai em todo o Brasil. Após avaliarmos diferentes propostas, elegemos esta a mais completa de todas”, afirmou, de Brasília (DF), Alberto Borges, gerente-executivo da Unidade de Educação Profissional.
“Para nós será uma satisfação trabalhar em parceria com o Senai Bahia, com apoio do Senai Mato Grosso, na capacitação de 250 profissionais na segunda língua oficial brasileira, a Libras”, observou, de Curitiba (PR), Carlos Sérgio Asinelli, diretor regional do Senai Paraná. “Esta iniciativa reforça as ações que o Senai vem desenvolvendo visando disseminar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e também a educação a distância”, completou, de Salvador (BA), Ricardo Santos Lima, gerente do Núcleo de Educação a Distância do Senai Bahia.
Além do Paraná e Bahia, participaram também do lançamento oficial do curso representantes do Senai Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Sergipe, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. “Percebemos uma forte adesão dos Departamentos Regionais ao programa. Mais uma vez o Senai se mobiliza desenvolvendo ações que determinam novos rumos à aprendizagem profissional. Na questão da acessibilidade, desenvolvemos atividades desde 1999. O Senai sempre se antecipou aos dispositivos legais”, considerou Borges.
“Precisamos destacar que, na última quarta-feira (31), o presidente Lula lançou um programa nacional para promover o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. O Senai está capacitando seus profissionais para atender este público. É importante lembrar que o Senai já capacitou cerca de 30 mil pessoas com deficiência em todo o país”, completou Loni Manica, coordenadora nacional do PSAI.
Com uma carga total de 40 horas, o curso será ministrado de Curitiba por dois tutores: o professor Leandro Patrício, que é deficiente auditivo, e a professora Solange Brecailo. Além disso, contará com a mediadora Giovana Santos para atender os alunos de todo o país. “O curso contará ainda com o Portal de Libras (www.pr.senai.br/portaldelibras) e um ambiente virtual (Eureka), onde os alunos terão acesso ao conteúdo, ao chat e aos tutores”, explicou Marlete Clara Simões, gestora estadual do PSAI no Senai Paraná, que coordena o projeto-piloto em parceria Tânia Virmond, da equipe de Educação a Distância do Senai Paraná.