BAWB Brasil

Rocha Loures abre Conferência Internacional no Espírito Santo

Rocha Loures abre Conferência Internacional no Espírito Santo 

Presidente do Sistema Fiep defendeu a criação de lideranças que contribuam com criatividade, inovação e empreendedorismo para o sucesso das empresas


O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures abriu, na manhã desta quinta-feira (27), em Vitória (ES), a 5ª Conferência Internacional Sesi BAWB Brasil – Negócios para um Mundo Melhor. Ele apresentou o caso de sucesso da Nutrimental, empresa do setor alimentício que fundou em 1968.
O evento, que termina na sexta-feira (28), reuniu 850 pessoas.

Promovida pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), a conferência vai apresentar e difundir mais de 40 casos de sucesso de empresas industriais da Região Sudeste do Brasil que investem em projetos sociais em prol do desenvolvimento sustentável. A intenção é incentivar novas e estruturadas práticas em outras empresas.

Rocha Loures defendeu que é necessário criar um novo estilo de liderança nas organizações voltado para o desenvolvimento pessoal. “É imprescindível deixar que as pessoas contribuam para o sucesso da empresa com o que elas têm de mais valioso, como criatividade, inovação, entusiasmo, empreendedorismo”, disse ele.

O presidente destacou a importância de rever o contexto sócio-político nos quais as organizações operam, por isso iniciativas como o BAWB são tão bem vindas. “É preciso repensar as organizações para que sejam empresas lucrativas, mas que, além de gerarem lucro, também gerem desenvolvimento social, cuidem e respeitem o meio ambiente e permitam o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores.”

Rocha Loures, que também foi o introdutor, através do Sistema Fiep, da BAWB no Brasil, contou na conferência em Vitória como a sua indústria superou uma crise, na década de 90, e conseguiu se reposicionar no mercado mudando o seu foco de atuação e lançando um produto inédito: a barra de cereais, que até hoje é sucesso de vendas. Atualmente, a Nutrimental emprega cerca de 1.000 funcionários e mantém operações em vários estados brasileiros.

Participaram da abertura da conferência o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Lucas Izoton, e o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e atual coordenador do Conselho de Responsabilidade Social da CNI, Jorge Parente.

Parente elogiou a iniciativa de Rocha Loures em trazer ao Brasil o movimento BAWB e dar continuidade às idéias disseminadas nas conferências anteriores. “O Rodrigo é o grande idealizador dessa conferência. Ele plantou a semente no Paraná e trouxe o movimento para o Brasil”, afirmou.

Após 11 de setembro – O Movimento BAWB – Business as an Agent of World Benefit (Negócios como Agentes para Um Mundo Melhor) surgiu em Baltimore (EUA), logo após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, como uma iniciativa de um grupo de pessoas interessadas em repensar o papel das empresas no cenário de mudança e desenvolvimento social global. Através de conferências internacionais e da disseminação de experiências de desenvolvimento sustentável, o BAWB estimula um novo pensamento sobre o setor de negócios e identifica a sua influência para a melhoria da sociedade.

O BAWB tem como objetivo disseminar ações bem sucedidas de empresas lucrativas que beneficiam a sociedade e, com isso, propiciar ao setor mundial de negócios a oportunidade de agir alinhado aos maiores interesses da humanidade e do mundo, enquanto, ao mesmo tempo, avança em crescimento e lucratividade.

O movimento chegou ao Brasil, em 2003, através do Sistema Fiep -Federação das Indústrias do Estado do Paraná. “O gerenciamento de mudanças organizacionais e a necessidade de se ter um novo estilo de liderança são temas atuais no mundo empresarial. O Brasil não podia ficar fora dessas discussões e transformações”, diz o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

As três primeiras conferências do BAWB no Brasil foram realizadas em Curitiba, em 2003, 2004 e 2005. Os três eventos discutiram o papel dos empresários na criação de um futuro sustentável e na qualidade de vida das gerações futuras. A quarta conferência foi no ano passado, em Fortaleza.

Hoje o BAWB está presente não só nos EUA e Brasil, mas também na China e Rússia. Além disso, está em processo de implantação no Paquistão, na Argentina e no Japão.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR