Base Mineral

Arranjos Produtivos Locais têm encontro nacional em Curitiba

Arranjos Produtivos Locais têm encontro nacional em Curitiba


As discussões se concentrarão em torno de três grandes temas: Políticas Públicas, Gestão e Desenvolvimento Sustentável


O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com a Mineropar, realiza na próxima semana o IV Seminário Nacional de APLs de Base Mineral: Gestão e Desenvolvimento Sustentável. O evento, que acontece de 19 a 21 de setembro, tem como objetivo é disseminar e estimular boas práticas de gestão, inovação e promoção de desenvolvimento sustentável nas micro, pequenas e médias empresas, inseridas em aglomerações e arranjos produtivos locais (APLs) de base mineral.

A palestra de abertura será ministrada pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério das Minas e Energia, Cláudio Scliar, que falará sobre as ações do governo federal para a política mineral no Brasil.

Na quinta-feira (20), as discussões se concentrarão em torno de três grandes temas: Políticas Públicas, Gestão e Desenvolvimento Sustentável. Especialistas em cada uma das áreas participarão dos painéis.

A programação está disponível no site www.ibqp.org.br/cursos/apl.htm, onde os interessados também podem fazer a inscrição. O Seminário será no auditório Caio Amaral Gruber, no Cietep, Av. Comendador Franco, nº. 1341, em Curitiba.


Perfil setorial – O Paraná é grande produtor de minerais não metálicos, como calcário, granito, talco, areia, dolomita, argila, basalto, xisto e água mineral. Existem cerca de 2.100 empresas em todo o Estado que empregam em torno de 20,7 mil pessoas, mas a maior concentração de indústrias é na parte norte da Região Metropolitana de Curitiba, com a produção de cal e calcário. Segundo dados do Departamento Econômico da Fiep, as vendas do setor representaram 1,65% das vendas industriais do Estado em 2005.

O Paraná produz 10% do cimento brasileiro, sendo 80% em Rio Branco do Sul e 20% em Balsa Nova. Com relação às rochas calcárias, o Paraná possui 9% das reservas nacionais (4,5 bilhões de toneladas) e é o terceiro maior produtor nacional de calcário (8,37%).

As indústrias de cal e calcário da RMC estão organizadas em forma de Arranjo Produtivo Local (APL) desde outubro de 2004. O APL é caracterizado pela concentração de empresas de um mesmo segmento ou de atividades complementares que mantêm algum tipo de cooperação. As 90 indústrias que participam do APL geram 5500 empregos diretos e produzem anualmente 2 milhões de toneladas de calcário e 1,2 milhões de toneladas de cal. A produção paranaense representa 20% da brasileira, fazendo do Paraná o segundo maior produtor de cal do país e o primeiro no segmento de construção civil.

Segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral, entre 2003 e 2004, a produção mineral do Paraná cresceu de 20,51 para 21,79 milhões de toneladas, volume inferior apenas aos registrados em 1998 e 2002. Em 2004, o total da produção comercializada no Paraná foi de mais de R$ 439 milhões.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR