Evento começa com debate sobre Investimento social privado
Mesa redonda realizada quinta-feira reuniu especialista do GIFE e profissionais do Sesi Paraná e do Instituto RPC para discutir a presença das empresas no desenvolvimento local.
Buscar formas de articulação efetiva entre governo, setor privado e a comunidade é um dos grandes desafios para promover o desenvolvimento local, segundo o especialista Fernando Rossetti, secretário geral do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). Ele falou sobre o investimento social privado e o desenvolvimento local durante a Mesa Redonda – Ação Global 2007, realizada quinta-feira (13), no Cietep em Curitiba. O evento foi transmitido por videoconferência para Maringá e Ponta Grossa.
A mesa redonda abriu as atividades da Ação Global, evento que se constitui em um mutirão da cidadania, realizado todo ano pelo Sesi e a Rede Globo. A edição 2007 acontece dia 22 de setembro, em todo o país. No Paraná, haverá Ação Global em Curitiba (na unidade do Sesi Boqueirão) e nas cidades de Ponta Grossa, Apucarana, Maringá e Foz do Iguaçu.
A Ação Global surgiu há 15 anos como uma contribuição para minimizar os problemas sociais do país. “Esse diálogo que se dá através desta mesa redonda representa um avanço neste projeto”, disse o diretor executivo do Sesi Paraná, José Antônio Fares, ao abrir o debate. “Precisamos avançar ainda mais. Precisamos, por exemplo, de indicadores sobre impacto da Ação Global na vida das pessoas que participam do evento”, afirmou Fares.
Para a diretora executiva do Instituto RPC, Clarice López de Alda, que mediou o debate, uma das formas de avançar no processo é disseminar ações. “Ações pontuais dificilmente mudam a realidade”, disse ela. A consultora de Gestão Social do Sesi Paraná, Sônia Beraldi, falou sobre a atuação da entidade para apoiar os investimentos sociais das empresas. “O principal foco do trabalho do Sesi Paraná nesta área é ofertar ferramentas que possibilitem orientar as ações das empresas, de forma a dar mais efetividade e resultados”, explicou.