Apoio à Indústria

Fiep e empresários de Campo Mourão planejam ações para o desenvolvimento da região

Fiep e empresários de Campo Mourão planejam ações para o desenvolvimento da região


Capacitação, inovação tecnológica e reativação do Sesi estão entre as principais reivindicações apresentadas em workshop promovido pela coordenadoria da Federação na cidade


Cerca de 90 empresários de indústrias de Campo Mourão e de cidades vizinhas como Goioerê, Peabiru, Araruna e Cianorte reuniram-se na quarta-feira (20), em Campo Mourão, no workshop de planejamento estratégico para o desenvolvimento da região, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Esta foi a primeira ação da nova coordenadoria da Fiep na cidade, que tem à frente o empresário Ater Cristófoli. O evento contou com a participação do presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

Cristófoli abriu o workshop convidando os industriais a participarem ativamente da Fiep. “Nós, empresários, somos a Fiep e podemos usá-la como ferramenta de desenvolvimento para as nossas empresas. Mas isso só acontece se estivermos conscientes de que nossas vontades e necessidades é que devem nortear as ações da Federação”, disse.

Durante cerca de duas horas, 12 grupos formados por empresários de diversos segmentos industriais, como agroindústria e moveleiro, e pertencentes ao APL de instrumentos médico-odontológicos, discutiram e listaram as demandas e necessidades locais e regionais.

Entre as principais reivindicações apresentadas estão a formação de mão-de-obra; capacitação para os próprios empresários; reativação do Sesi na cidade; criação de laboratórios de pesquisa; mapeamento da cadeia produtiva regional; oferta de consultorias técnicas e assessorias relacionadas à exportação e importação, linhas de financiamento, marcas e patentes, e reforma tributária; assessoria ao desenvolvimento tecnológico; e apoio da Fiep para incentivar a atuação política regional dos empresários.

O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, acompanhou as discussões e respondeu, no próprio encontro, aos pedidos feitos pelos empresários. “Estamos preparados para atender essas demandas através dos diversos programas já existentes e outros que podem ser implementados”, disse. “Nesses quase quatro anos de gestão conseguimos atingir um estágio de organização e competências para atender a demanda de desenvolvimento tecnológico e industrial das regiões. Agora, a Fiep vai buscar os meios adequados para melhor atender e orientar os empresários de Campo Mourão.”

Rocha Loures aproveitou o encontro para sugerir aos empresários maior mobilização e participação no Sistema Fiep. “A Fiep quer ficar mais próxima dos industriais, mas eles também precisam se aproximar, procurando saber quais os programas disponíveis e solicitando a aplicação dos mesmos na sua região através das coordenadorias. Ao atuarem em grupos, as empresas se tornam mais ativas e mais competitivas”, afirmou.

Com a disposição demonstrada pelo Sistema Fiep para atender as necessidades da região, os empresários se propuseram a realizar reuniões para, através da coordenadoria de Campo Mourão, elaborar o projeto de formatação da unidade do Sesi e sua integração com a do Senai, já existente, na cidade.

De acordo com o empresário Jorge Luiz Scarpin Carroza, da Cooperativa Agropecuária Mourãoense (Coamo), essa será uma grande conquista. “Os empresários da região sempre foram unidos e agora seremos ainda mais, pois se não fizermos assim pouco conseguiremos. Reconhecemos a iniciativa da Fiep de vir até nós e ouvir o que temos a dizer. Mas nós também precisamos saber o que a Federação tem a oferecer. Vamos dar seqüência ao que foi decidido nesse workshop para chegar aos resultados que desejamos”, afirmou.

Martin Valter Kunkel, diretor da Acme Equipamentos Médicos Odontológicos Ltda, de Campo Mourão, saiu otimista do encontro. “Agora esperamos que seja dado prosseguimento às sugestões levantadas. Precisamos muito de incentivos para inovação tecnológica”, disse. A empresa de Kunkel concorre ao prêmio Finep de Inovação Tecnológica com um aspirador cirúrgico que funciona a bateria. Com sete anos de existência, a Acme pertence ao APL local.

Roland Schubert, sócio-diretor da Amitec, de Goioerê, concorda que as mudanças começam pelas bases. “Estamos tentando nos unir e buscar soluções e o apoio da Fiep é fundamental. Nossa região é promissora e quer crescer cada vez mais”, disse.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR