Reforma política

Presidente da Fiep propõe constituinte revisional

Presidente da Fiep propõe constituinte revisional


Rodrigo da Rocha Loures defendeu em Brasília as manifestações da Rede de Participação Política do Empresariado


O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, propôs nesta quinta-feira (14), durante o Seminário Reforma Política, em Brasília, a instituição de uma constituinte revisional para tratar, com maior profundidade, das reformas política, tributária, previdenciária e outras aguardadas para serem implementadas no país.

A proposta de Loures tenta dar um fôlego maior ao debate público a respeito da reforma política. Ele considera que, embora o tema esteja sendo adiado há mais de dez anos, é importante haver o envolvimento e respaldo da sociedade para que as alterações reflitam os verdadeiros anseios da nação. “A sociedade não pode abrir mão de participar do debate”, destacou o presidente da Fiep.

O Seminário Reforma Política, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), agendado desde o ano passado, coincidiu com a entrada em pauta, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei da Reforma Política. O deputado federal Ronaldo Caiado, presente ao evento em Brasília, defendeu a proposta em tramitação e deixou claro que sem a aprovação do voto em lista fechada, ao qual estão atreladas todas as outras mudanças, a reforma política não irá adiante.

Rede – O tema provoca polêmica dentro e fora do ambiente político. A Rede de Participação Política do Empresariado, criada pela Fiep e Faciap, se posicionou contrária a implantação da lista fechada. As manifestações foram apresentadas pelo presidente da Fiep durante o Seminário e, ainda, serviram de argumento para ele consultar Caiado sobre a possibilidade de propor a instalação de uma constituinte revisional.

No entendimento de Loures, a constituinte seria conduzida por um colégio exclusivo formado por 380 integrantes, sendo metade composta por eleitos especificamente para esta finalidade e a outra por representantes escolhidos no Congresso. “Toda a sociedade tem que conhecer melhor o assunto e participar do processo”, reforçou.

Caiado informou a existência a Proposta de uma Emenda Constitucional (PEC) na Câmara, de autoria do deputado Luiz Carlos Santos, e disse que pretende vir ao Paraná para conhecer melhor o que pensam os paranaenses, demonstrando interesse pela ação da Rede de Participação Política do Empresariado.

O sistema de voto em lista permeou boa parte das discussões promovidas durante o Seminário, que aconteceu durante todo o dia na sede do Confederação Nacional do Comércio (CNC). O presidente da Fiep, que coordenou um dos três painéis realizados no evento, observou também que deve ser melhor discutida a proposta de adoção do sistema do voto distrital misto. “É uma questão que deve ser analisada com maior atenção, assim como a proposta da lista”, ressaltou, destacando também, que este ponto de vista tem sido bastante defendido pelos participantes da Rede.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR