Mão-de-obra qualificada

Paraná ganha primeiro Centro de Exames de Qualificação

Paraná ganha primeiro Centro de Exames de Qualificação

Parceria entre a Petrobrás, Senai e Abraman viabiliza a criação do Cequal


O primeiro Centro de Exames de Qualificação (Cequal) do Paraná foi inaugurado na última quarta-feira (16), na unidade Senai CIC/Cetsam (Centro de Tecnologia em Saneamento e Meio Ambiente), em Curitiba. Resultado de uma parceria entre a Petrobrás, o Senai e a Associação Brasileira de Manutenção (Abraman), o primeiro Cequal do Estado promoverá exames nas ocupações de Caldeireiro Montador e Caldeireiro de Manutenção.

“Esses eventos começam a se tornar cada vez mais rotineiros. As demandas da Petrobrás no Paraná – tanto na Repar quanto em São Mateus do Sul e em Paranaguá – tendem a ser cada vez maiores e as exigências em termos de qualidade da mão-de-obra também aumentarão”, afirmou João Adolfo Oderich, gerente geral da Refinaria Getúlio Vargas (Repar). Segundo ele, a Repar tem como meta abrir 17 mil novos postos de trabalho no Estado nos próximos quatro anos. “Então necessitaremos de uma mão-de-obra qualificada e certificada”, disse Oderich.

O gerente geral da Repar adiantou que serão criados outros Cequal em parceria com o Senai. E informou que serão inaugurados, nos próximos 90 dias, dois novos Centros de Exames de Qualificação nas áreas de Mecânica e Elétrica.

“Não mediremos esforços para ajudar a viabilizar este Centro”, garantiu José Eduardo Lobato de Campos, presidente da Associação Brasileira de Manutenção (Abraman). “Os beneficiados pelo Centro serão os trabalhadores e os empresários do Paraná”, lembrou Luiz Henrique Bucco, diretor de Operações do Senai Paraná, destacando que os profissionais que serão certificados pelo Cequal são funcionários de médias e pequenas empresas prestadoras de serviço para a Petrobrás.

“Atualmente, cerca de 80% dos funcionários dos nossos terceirizados nas áreas de Caldeireiro Montador e de Manutenção são certificados. A meta é chegar a 100% até 2010”, completou Oderich.

O processo de certificação será feito por meio de uma gestão conjunta com a Abraman. Enquanto a unidade será responsável pela triagem da documentação, a Abraman enviará os exames escritos e práticos que serão aplicados no Cequal.

Demanda industrial – Antes da inauguração do primeiro Cequal do Paraná, a Petrobrás tinha que buscar a certificação dos profissionais dessas áreas em São Paulo (SP) ou em Porto Alegre (RS). De acordo com o diretor nacional da Abraman, Marlon Marcelo Fonseca, responsável pelo Programa Nacional de Qualificação e Certificação dos Profissionais da área de Manutenção – que viabiliza a abertura de novos Centros em todo o país, atualmente há Centros no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

“A abertura de novos Centros de Exames de Qualificação está sempre ligada a uma demanda industrial. De uma maneira geral, no Brasil, a Petrobrás é uma das maiores demandadoras. No Paraná, estamos fazendo o primeiro para uma demanda localizada”, explicou Fonseca.

Segundo o gerente de manutenção da Petrobrás, Guilherme de Carvalho Klingelfus, a Petrobrás conta desde o início de 2000 com um programa de qualificação que tem por objetivo promover o nivelamento da mão-de-obra que trabalhará nas plantas da empresa, visando tanto os novos empreendimentos quanto as manutenções que a Petrobrás realiza periodicamente. “Tem havido um aumento na disponibilidade de mão-de-obra, mas quando temos grandes eventos, como acontecerá nos próximos anos, quando haverá grandes paradas de refinaria coincidindo com fortes investimentos, com certeza faltará mão-de-obra se não fizermos um trabalho de qualificação e certificação”, observou o gerente de manutenção.

De acordo com ele, a certificação é o primeiro passo. “Um passo para termos certeza de que a pessoa possui os princípios básicos, que vão se somar à experiência de campo e outros cursos que ele fará no futuro. Mas é um primeiro degrau. A gente sabe que esta pessoa tem uma qualificação que permitirá absorver outros investimentos em qualificação”, comentou Klingelfus.

Para ele, ter a marca Senai ligada ao Cequal é uma garantia de qualidade e credibilidade para a certificação. “Trata-se de uma instituição de renome, que certamente garante credibilidade ao certificado e qualidade ao resultado que a gente está pretendendo”, concluiu.


Serviço
Centro de Exames de Qualificação
Senai CIC/Cetsam
Rua Nossa Senhora da Cabeça, 1371 ? Cidade Industrial de Curitiba
Fone: (41) 3271-7192 / Fax: (41) 3271-7103
E-mail: laura.calixto@pr.senai.br ou leticia.cruzeta@pr.senai.br

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR