Lançamento do projeto na Votorantim
Cimentos reúne mais de mil pessoas
A metodologia do “Atleta do Futuro”, que alia desenvolvimento do esporte a ações de educação e formação cidadã, será aplicada num projeto da empresa que envolve 240 crianças e adolescentes
Cerca de mil pessoas, a maioria crianças e adolescentes, participaram nesta sexta-feira (20) da festa de lançamento do projeto Sesi Atleta do Futuro na unidade da Votorantim Cimentos em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A metodologia do “Atleta do Futuro”, que alia desenvolvimento do esporte a ações socioeducativas, será aplicada num projeto da empresa, que envolve 240 meninos e meninas, filhos de moradores do entorno da fábrica.
A iniciativa é uma parceria entre a Votorantim Cimentos, o Instituto Votorantim e o Sesi Paraná. “O mais importante é a transformação social gerada por essa ação conjunta”, disse o gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) da Região da Votorantim Cimentos, Alessandro Hubie, na solenidade, que lotou o Clube Ermírio de Moraes. Participaram o prefeito de Rio Branco do Sul, Amauri Jhonson, o diretor executivo do Sesi Paraná, José Antônio Fares; o coordenador da área de esporte da entidade, Roberto Costacurta; o gerente da unidade de negócios Curitiba/metropolitana, Almir Gaspar Schenfeld, e o responsável pela área de DHO da fábrica de Rio Branco do Sul, Janderson Antônio de Barros, além de colaboradores da empresa.
A festa reuniu alunos do Colégio Sesi de Rio Branco do Sul, da Escola Municipal Dom Pedro II e do Colégio Estadual Maria Furquim. Houve apresentação da Banda do 20º BIB e de atletas da Associação Paranaense de Capoeira. Os novos integrantes do núcleo do Atleta do Futuro da Votorantim foram recebidos pelas crianças que já participam do projeto na unidade do Sesi Paraná do Boqueirão em Curitiba.
“Rio Branco do Sul se sente honrada com essa iniciativa e destaco aqui empresas como a Votorantim, que acreditam na nossa cidade e estendem suas ações para a comunidade”, disse o prefeito. O núcleo do Atleta do Futuro na Votorantim Cimentos é o oitavo do Paraná. Hoje cerca de 5.000 crianças e adolescentes são beneficiados em todo o Estado. ?Essa é uma ação importante do Sesi, à medida que contribui para o exercício de responsabilidade social das indústrias?, afirmou Almir Gaspar Schenfeld.
A coordenação do núcleo do projeto na Votorantim Cimentos é da unidade do Sesi do Boqueirão. A empresa garante instalações para as atividades, transporte, refeição, material e equipamentos para as crianças. Além disso, os meninos e meninas terão aulas particulares de reforço escolar (quando necessário) e participarão, também, de oficinas de moda e de teatro.
Parceria antiga – Segundo Alessandro Hubie o Grupo Votorantim investe, em média, R$ 25 milhões ao ano em projetos de transformação social, que sejam auto-sustentáveis ao longo do tempo. “A Votorantim Cimentos é a única deste setor, nas Américas, com certificação na área de Responsabilidade Social”, disse ele. As ações nesta área envolvem o relacionamento com os colaboradores e se estende para a comunidade, desde que em segmentos envolvidos na cadeia produtiva. Há dois anos foi criado o Instituto Votorantim para gerenciar as iniciativas nesta área.
A fábrica de Rio Branco do Sul mantém parceria há 25 anos com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Sesi Paraná e do Senai Paraná. Recentemente foi promovido em conjunto com a empresa e a entidade o encontro dos “Oito Jeito de Mudar o Mundo”, que discute e propõe soluções para demandas locais.
Através do Sesi Paraná, a Votorantim Cimentos oferta o programa de ginástica laboral para os 570 colaboradores da fábrica de Rio Branco do Sul e para os 300 funcionários do centro administrativo da empresa, em Curitiba.
A parceria se estende para o ensino básico, com o Colégio Sesi de Ensino Médio, e o ensino profissional, ofertado pelo Senai, para formação de mão-de-obra para a empresa e a região. Neste caso, a Votorantim Cimentos entra com as instalações, transporte e refeição para os alunos e também ajuda a elaborar o material didático, de forma a que o conteúdo atenda a demanda real do mercado. Cerca de 60% dos formandos são absorvidas pela empresa.