Senai amplia cooperação com instituição científica francesa
Vinculado ao Ministério das Relações Exteriores da França, o Cendotec oferece oportunidades de parceria nas áreas acadêmicas, de ciência e tecnologia
O diretor regional do Senai, Carlos Sérgio Asinelli, reuniu-se nesta terça-feira (3), em Curitiba, com o diretor do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (Cendotec), Pierre Fayard. O objetivo da reunião foi debater oportunidades de cooperação entre as duas instituições, que mantêm laços há cerca de 20 anos. Órgão do Ministério das Relações Exteriores da França, o Cendotec é uma plataforma de informação e comunicação a serviço da cooperação científica, tecnológica e universitária entre França e Brasil.
“O Cendotec é uma instituição parceira do Senai Paraná e há uma série de oportunidades de cooperação que podemos viabilizar como, por exemplo, nas áreas de ciência e tecnologia”, exemplificou Asinelli.
O diretor do Cendotec adiantou que está sendo programada a vinda ao Brasil, entre 7 e 12 de maio, de uma missão composta por representantes de 15 instituições de ensino superior francesa. “O Cendotec estimula encontros acadêmicos no Brasil para viabilizar o intercâmbio de alunos dos dois países. Esta cooperação acadêmica gerou em 2006 a formação de 100 alunos brasileiros de faculdades de Engenharia na França e outros 100 franceses em faculdades brasileiras. Trabalhamos hoje com 70 duplas-diplomações no Brasil”, destacou Fayard, enaltecendo os pólos universitários de Lyon, Grenoble e Saint-Etienne e a Universidade de Chambéry.
Além da cooperação acadêmica, o Cendotec também divulga informações científicas, tecnológicas e universitárias dos dois países através de duas publicações distribuídas gratuitamente no Brasil e na França. No Brasil, o periódico trimestral França Flash alcança cerca de 20 mil cadastrados. Na França, o periódico quinzenal Bulletin Electronique chega a cerca de 9 mil pessoas.
O Cendotec ainda orienta estudos na França, através da rede EduFrance Brasil, na produção de ferramentas de informação e na organização de eventos científicos; promove a divulgação de exposições bilíngües de cunho científico e técnico e contribui para a integração das comunidades brasileiras de profissionais com formação superior na França.
A reunião entre os diretores de Senai e Cendotec contou também com a participação do cônsul honorário da França em Curitiba, Joseph Galiano, e da diretora da Câmara de Comércio França-Brasil, Consuelo Rauen.