Indústrias se preparam para o PSQT 2007
O Serviço Social da Indústria lançou a 12ª edição do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho ? PSQT. As empresas podem se inscrever até o dia 7 de maio, através do site www.sesi.org.br/psqt. O PSQT é uma iniciativa do setor industrial, desenvolvida pelo Sesi, para estimular a responsabilidade social corporativa e, ao mesmo, reconhecer publicamente o esforço do empresariado em adotar medidas que elevem a qualidade de vida dos trabalhadores.
O prêmio é de âmbito nacional e as indústrias paranaenses vêm conquistando posição de destaque, não só pelo aumento constante na participação, mas principalmente pelos resultados alcançados. Nos últimos anos, o número de paranaenses inscritas aumentou 86%. Foram 126 empresas em 2003, passando a 146 no ano seguinte e a 211 em 2005.
No ano passado, o Sesi Paraná recebeu a inscrição de 235 indústrias, somando cerca de 36.300 trabalhadores. O Estado ficou entre os três com maior número de concorrentes – participando com mais de 10% do total de 2039 empresas que disputaram o PSQT em todo o Brasil. Além disso, as vencedoras estaduais conquistaram também o primeiro lugar na região Sul do País, dentro de suas respectivas categorias.
Concorrem ao PSQT micros, pequenas, médias e grandes indústrias (em categorias de acordo com o porte). Neste ano, a novidade é a modalidade especial, na qual concorrem empresas que venceram a etapa estadual nas duas últimas edições do prêmio (2005 e 2006).
As empresas são avaliadas nas áreas de Sistema de Gestão de Pessoas; Educação e Desenvolvimento; Qualidade de Vida e Desenvolvimento Socioambiental. Na inscrição, feita pela internet, a empresa tem acesso ao questionário com questões relativas aos temas avaliados.
Os instrumentos de avaliação envolvem questionários respondidos pelos colaboradores; auto-análise da empresa; visita técnica de especialistas da Fundação Nacional da Qualidade (parceira do Sesi no projeto) e avaliação por comissões julgadoras nas fases estadual, regional e nacional.
Um importante diferencial do PSQT é que os questionários respondidos pelas empresas participantes geram, anualmente, um grande banco de dados, que o Sesi organiza, sistematiza e devolve às empresas. Com isso, as informações se tornam uma ferramenta de gestão sobre como elas devem proceder para avançar na meta de garantir qualidade de vida no trabalho.