Férias

Crianças aprendem a reciclar o lixo em Guaratuba

Crianças aprendem a reciclar o lixo em Guaratuba

Atividades do Valorizar é Preciso! no litoral vão até domingo


Aproveitar as férias no litoral e ainda aprender a importância da reciclagem e separação seletiva do lixo. Esse é o programa escolhido por centenas de crianças que passam as férias em Guaratuba. Elas participam das atividades do programa “Valorizar é Preciso!”, uma iniciativa da Assessoria de Ação Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com o patrocínio do Sesi e Senai, que busca mobilizar a sociedade para a correta separação do lixo a fim de facilitar a reutilização como matéria-prima para novos produtos industriais.

Este ano, o Valorizar é Preciso! fez uma parceria com o programa Viva o Verão, do governo do Estado. Desde o inicio da temporada, veranistas que estão em Guaratuba participam de oficinas de reciclagem e mágica e recebem material informativo sobre a importância da separação seletiva em sacolas coloridas de acordo com o padrão internacional de reciclagem: azul (para descartar papel), a verde (para vidro), a marrom (orgânicos), vermelho (plástico), amarelo (metal) e cinza (para não-recicláveis).

Quem ainda está no litoral pode aproveitar o final das férias para participar de oficinas que ensinam a transformar garrafas pet em brinquedos (vai-vem, bilboquê, bonecos, etc.). As oficinas acontecem às 15 horas, no estacionamento da praia central de Guaratuba e vão até domingo (11).

No estande do programa da Fiep também acontecem, todos os dias, às 16 horas, a oficina de mágica com materiais recicláveis (jornal, tampinha, elástico, garrafa) e às 18 horas, o show “A mágica da reciclagem”, que ensina sobre reciclagem, separação do lixo de acordo com os materiais e as cores e a importância do trabalho dos catadores. Por dia, cerca de 15 crianças participam da oficina e mais de 70 pessoas acompanham o show de mágicas.

“Queremos mobilizar e sensibilizar crianças e adultos sobre a importância da correta separação do lixo”, destaca a coordenadora do Valorizar é Preciso!, Carla Mocellin. Ela explica que as atividades recreativas e lúdicas facilitam a aprendizagem. “Muitas crianças vêm participar das oficinas com alguma noção de separação do lixo e das cores da reciclagem. Isso para nós é muito gratificante, pois sabemos que estamos contribuindo para a formação sócio-ambiental”, destaca.


Supermercados também participam

Grandes supermercados do litoral também estão incentivando a separação seletiva do lixo. Os veranistas que fazem compras nos supermercados Super Rede (com unidades em Matinhos/Caiobá, Praia de Leste e Ipanema), o Maresia (Matinhos e Pontal do Sul), o Máster Silva (na praia Costa Azul), Máster Canoas (Canoas) e Brasão (centro de Matinhos e perto da prefeitura) recebem suas compras em sacolas coloridas, de acordo com o padrão internacional de reciclagem: azul (para descartar papel), a verde (para vidro), a marrom (orgânicos), vermelho (plástico), amarelo (metal) e cinza (para não-recicláveis).

Os veranistas que receberem as sacolas devem separar o lixo e depois entregá-lo ao agente ambiental. Os condomínios receberam cartazes que contêm espaços para o nome do agente ambiental responsável pelo atendimento e o dia da semana em que a coleta será feita. Toda embalagem deve estar limpa, sem resíduos do produto consumido. A campanha é aberta a todos os supermercados e quem tiver interesse em participar deve procurar a Assessoria de Ação Social do Sistema Fiep.

Desde 2004 supermercados do litoral paranaense participam do projeto e distribuem sacolas coloridas a seus clientes. Antes da implantação do Valorizar é Preciso!, não havia nenhuma associação de catadores. Hoje já são nove. A intenção do projeto é conseguir o apoio de empresários e industriais para a distribuição das sacolas de acordo com as cores estabelecidas internacionalmente, mobilizar as lideranças políticas para a implantação da coleta seletiva solidária e conscientizar os consumidores e geradores sobre a importância da separação dos resíduos nas cores e da coleta seletiva dos materiais.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR