Cursos técnicos

Senai prorroga prazo para inscrições em dez cidades

Senai prorroga prazo para inscrições em dez cidades

O prazo foi prorrogado em Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí, Telêmaco Borba e Pato Branco


Cerca de 3,5 mil pessoas de todo o Estado inscreveram-se para o processo seletivo de 49 cursos técnicos de nível médio do Senai Paraná. O prazo para a inscrição em algumas unidades – como em Curitiba e Região Metropolitana – foi encerrado em 29 de novembro, mas em outras foi prorrogado para atender à demanda regional de mão-de-obra profissional. No total, foram abertas 1,6 mil vagas. As aulas terão início em 7 de fevereiro de 2007.

Os cursos técnicos do Senai, com duração de dois a quatro semestres letivos, têm o objetivo de capacitar profissionais, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. O interessado deve ter ensino médio completo ou estar cursando o último ano.

A prorrogação do prazo para as inscrições ocorreu em dez municípios do Estado. Em Ponta Grossa, o prazo foi estendido para 21 de janeiro. Em Guarapuava, para 24 de janeiro. Em Campo Mourão, Cianorte, Telêmaco Borba, Maringá e Paranavaí, os interessados poderão fazer inscrição até 25 de janeiro. Em Londrina, o novo prazo é 26 de janeiro. Em Pato Branco, 27 de janeiro. E, em Cascavel, 30 de janeiro.

Em Ponta Grossa, há vagas para dois cursos técnicos: Informática e Eletrônica da Computação e Instrumentação Industrial. Para o curso de Eletromecânica já não há mais vagas disponíveis. Em Guarapuava, ainda estão abertas turmas para os cursos em Eletromecânica e Eletrotécnica.

A unidade de Campo Mourão ainda tem vagas para o curso técnico em Eletrônica. Em Cianorte, para o curso em Segurança do Trabalho. E, em Paranavaí, em Eletrotécnica.

No Centro de Tecnologia em Celulose e Papel (Cetcep), em Telêmaco Borba, há vagas somente para o curso técnico em Celulose e Papel Nacional, que é realizado em tempo integral, por um ano, e é oferecido para todo o país.

Em Maringá, continuam abertas inscrições para três cursos técnicos: Confecção Industrial, Eletromecânica e Eletrotécnica. Em Pato Branco, há vagas somente para o curso em Estilismo de Confecção Industrial. Para os cursos em Segurança do Trabalho e Eletrotécnica as inscrições já foram encerradas.

Em Londrina, os cursos disponíveis são: Confecção Industrial, Eletromecânica, Instrumentação Industrial, Gestão de Processos Industriais e Informática e Eletrônica da Computação.

A unidade de Cascavel ainda tem vagas para quatro cursos: Mecânica Industrial, Gestão de Processos Industriais, Eletromecânica e Segurança do Trabalho. Já não há mais vagas para os cursos de Eletrotécnica e Automobilística.

Prazo encerrado – Na unidade CIC/Cetsam (Centro de Tecnologia em Saneamento e Meio Ambiente), em Curitiba, já foram encerradas as inscrições para os cursos de Eletrônica, Gestão e Produção de Alimentos, Meio Ambiente, Mecânica Industrial e Mecatrônica. O curso de Mecânica Industrial registrou a maior procura: 170 inscritos concorrendo a 32 vagas.

Da mesma forma, na unidade Cietep, na capital, as inscrições para os cursos de Automobilística, Edificações, Estilismo em Confecção Industrial e Segurança do Trabalho também terminaram. O curso mais procurado foi o de Automobilística, que registrou 123 inscritos para 36 vagas. Em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, as inscrições para o curso técnico em Eletromecânica, já encerradas, tiveram 60 inscritos para 40 vagas.

Mas a maior concorrência foi registrada em Jaguariaíva, na região do Norte Pioneiro, onde 961 candidatos disputam 40 vagas (24 por vaga) para o curso técnico em Celulose e Papel. Isso porque a Stora Enso, empresa de fabricação de papel de Arapoti, a cerca de 15 quilômetros de Jaguariaíva, custeará as mensalidades. O curso em Eletrotécnica oferecido à comunidade de Jaguariaíva também registrou grande procura. Foram 99 inscritos para 40 vagas.

Em Paranaguá, as turmas para os cursos em Eletromecânica (42 inscritos) e Segurança do Trabalho (63 inscritos) também estão fechadas. Assim como em Toledo, na região Oeste do Estado, onde o curso em Eletromecânica também foi muito procurado, registrando 135 inscrições para 40 vagas.

No Centro de Tecnologia em Celulose e Papel (Cetcep), em Telêmaco Borba, já não há mais vagas para os cursos em Celulose e Papel (105 inscritos), Eletrotécnica (68 inscritos), Instrumentação Industrial (92 inscritos) e Mecânica Industrial (102 inscritos). Em Francisco Beltrão, 48 pessoas inscreveram-se para o curso em Segurança do Trabalho e o prazo de inscrição também foi encerrado.

A estrutura operacional do Senai Paraná é constituída de 26 unidades operacionais fixas, distribuídas nas cinco regiões do Estado e atendendo as características dos setores industriais de cada região.

Entre as unidades, o Senai conta com três Centros Nacionais de Tecnologia (Celulose e Papel, em Telêmaco Borba; Saneamento e Meio Ambiente, em Curitiba; e Madeira e Mobiliário, em Arapongas). Além disso, a instituição também desenvolve ações móveis em todo o Estado para atender as demandas regionais por educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos.















































CIDADE PRAZO CURSOS TÉCNICOS
Ponta Grossa 21 de janeiro

Informática e Eletrônica da Computação
Instrumentação Industrial

Guarapuava 24 de janeiro Eletromecânica
Eletrotécnica
Campo Mourão 25 de janeiro Eletrônica
Cianorte 25 de janeiro Segurança do Trabalho
Maringá 25 de janeiro Confecção Industrial
Eletromecânica
Eletrotécnica
Paranavaí 25 de janeiro Eletrotécnica
Telêmaco Borba 25 de janeiro Celulose e Papel (Nacional)
Londrina 26 de janeiro

Confecção Industrial
Eletromecânica
InstrumentaçãoIndustrial
Gestão de Processos Industriais
Informática e Eletrônica da Computação

Pato Branco 27 de janeiro Estilismo de Confecção Industrial
Cascavel 30 de janeiro Mecânica Industrial
Gestão de Processos Industriais
Eletromecânica
Segurança do Trabalho


Serviço
Consulte a disponibilidade de cursos técnicos e a data do processo seletivo em cada unidade do Senai Paraná ou através do site  www.pr.senai.br.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR