Sesi premia vencedoras do PSQT – Região Sul
A solenidade aconteceu no Cietep, com a presença do presidente do Sistema Fiep e do diretor de Operações do Sesi Nacional, Carlos Henrique Ramos Fonseca
O Paraná ficou em primeiro lugar na Região Sul no Prêmio Sesi Qualidade de Trabalho (PSQT). Entre as 318 empresas dos três estados do Sul que disputaram o prêmio neste ano conquistaram os primeiros lugares a metalúrgica RDK Indústria e Comércio, de Cascavel (categoria micro); a Embafort Indústria e Comércio de Artefatos de Madeira, de Curitiba (pequena); a Pormade – Portas de Madeiras Decorativas, de União da Vitória (média), e a Gazzin Indústria e Comércio de Móveis, de Douradina (grande empresa).
“As vencedoras são exemplos de empresas saudáveis e sustentáveis”, disse o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, na solenidade de premiação às campeãs, realizada na noite de quinta-feira (16), no Cietep, em Curitiba. O encontro teve a presença do vice-presidente da Fiep, Ardisson Akel; diretor de Operações do Sesi Nacional, Carlos Henrique Ramos Fonseca; do diretor executivo do Sesi Paraná, José Antônio Fares; do representante da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Sergio Queiroz, e de representantes do Sesi de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“O Sesi é uma das maiores escolas de Responsabilidade Social do mundo e o PSQT é o maior exemplo disso”, afirmou Rocha Loures. “O Sesi cumpre o papel de grande disseminador de boas práticas da gestão social nas empresas. E não existe melhor forma de cumprir esse papel do que o exemplo. As empresas as vencedoras do PSQT têm um valor incrível, porque semeiam o bom exemplo”, declarou, ao homenagear as empresas campeãs, em nome das indústrias.
Segundo o diretor de operações do Sesi Nacional, Ramos Fonseca, o PSQT tem o objetivo de valorizar o capital humano das empresas industriais, mediante o estímulo a ações voltadas para a promoção do equilíbrio das relações do trabalho e da melhoria das condições ambientais da produção.
Ramos Fonseca disse que os que se destacaram pela excelência do trabalho na região Sul “são empreendedores que fazem do cotidiano um exercício de cidadania responsável, concretizando a prática da Responsabilidade Social como elemento intrínseco do seu negócio”.
Ele explicou que neste ano da sua 11ª edição, o PSQT bateu recorde histórico, com 2039 empresas inscritas, nas quatro categorias. O número é 28% maior que o do ano passado e cinco vezes superior ao da primeira edição, em 1996. Na região Sul, as 318 empresas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, somam 84.820 trabalhadores.
“Ao reconhecer empresas com melhores práticas na área de responsabilidade social, o Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho pretende despertar um número cada vez maior de empresários e empregados para o exercício da ética e da transparência nas relações de trabalho”, afirmou Ramos Fonseca.
O diretor executivo do Sesi Paraná, José Antônio Fares lembrou que o PSQT, dada a criteriosa avaliação e abrangência, concede às vencedoras uma certificação que as distingue no mercado. “O PSQT é uma distinção, que se reflete na marca da empresa, o que muito importante”, afirmou ele.
Buscar valores – Concorreram ao PSQT neste ano 235 indústrias paranaenses, somando cerca de 36.700 trabalhadores. O Estado ficou entre os três com maior número de participantes, marcando presença com mais de 10% do total de 2.039 empresas brasileiras que disputaram o prêmio em 2006.
As empresas vencedoras na etapa Região Sul são também as campeãs estaduais do prêmio. Os empresários premiados ressaltaram a importância do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho como indutor e orientador dos projetos sociais das empresas. “Tenho procurado buscar valores pessoais dos nossos colaboradores, conversando, ouvindo, ampliando a participação”, disse Evandro José Kostycz, da RDK, de Cascavel, campeão do PSQT- Região Sul na categoria micro emrpesa.
A Embafort, de Curitiba, vencedora na categoria pequena empresa, conquistou o prêmio pela terceira vez, segundo lembrou seu presidente, Humberto Cabral. “Isto muito nos honra porque tudo o que a nossa empresa tem de bom foi construído por pessoas, por nossos colaboradores. Eles é que são os vencedores”, afirmou.
O empresário Cláudio Zini, presidente da Pormade, de União da Vitória, primeiro lugar na região sul na categoria média empresa, ressaltou a importância da educação nos projetos sociais das empresas. “A função de uma escola é desenvolver o talento e o potencial das pessoas. Hoje, na era do conhecimento, também as empresas têm essa função, pois a qualidade e a competitividade são conquistadas pelas pessoas”, afirmou ele.
O reconhecimento aos colaboradores foi também a tônica do pronunciamento do empresário Mário Valério Gazin, presidente da Gazin. “Os trabalhadores são a engrenagem que gira todo o sistema da empresa”, afirmou ele, explicando que no ano passado a Gazin investiu R$ 3,8 milhões em projetos de educação para seus empregados e que neste ano o total de recursos chega a R$ 4 milhões. “Investir na educação é uma medida muito inteligente”, disse.
Participaram da solenidade de premiação do PSQT – Região Sul a coordenadora da área de Gestão Social do Sesi Paraná, Sônia Beraldi Magalhães; os coordenadores de todas demais áreas e os gerentes regionais e de unidades da entidade; os coordenadores do PSQT em Santa Catarina, Cristina Carvalho, e do Rio Grande do Sul, Letícia Silveira.
O presidente do Instituto de Marketing Industrial, José Carlos Teixeira Moreira, proferiu palestra sobre uma nova visão de como agregar valor às relações comerciais entre as empresas. A diretora de marketing industrial da Romagnole Produtos Elétricos, Silvana Romagnole, apresentou o case da empresa.
Além da expressiva participação de empresas, o Paraná conquistou outra importante posição: as quatro empresas campeãs estaduais venceram também a etapa regional do prêmio, dentro de suas respectivas categorias. “O desempenho demonstra que as indústrias paranaenses estão investindo cada vez mais em qualidade de vida dos seus trabalhadores, com projetos de educação, saúde e segurança no trabalho, programas de lazer e cultura e ações sociais”, diz o diretor executivo do Sesi Paraná, José Antônio Fares.
O Sesi Paraná ajuda a indústria a cumprir esse papel social de crescer e fazer crescer. Crescer para gerar emprego e renda, introduzir inovações tecnológicas, contribuir para a economia do país. Fazer crescer, proporcionando meios de evolução para os trabalhadores e a comunidade. O Sesi oferece produtos e serviços para apoiar as indústrias nos seus projetos sociais.