Ciclo de eventos

Seminários irão discutir temas de interesse da indústria

Seminários irão discutir temas de interesse da indústria

Setor moveleiro e micro indústria abrem os debates


O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com os Conselhos Temáticos e Setoriais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), irá promover um ciclo de 13 eventos para empresários sobre meio ambiente, micro e pequena indústria, setor moveleiro e mineral. Os encontros, que começam na próxima quarta-feira (08), em Curitiba, Francisco Beltrão e Guarapuava, são resultado de convênio firmado em maio entre o Senai e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O convênio prevê a realização de seminários e cursos em temas de interesse da indústria: qualidade, meio ambiente, design, energia, tecnologia, responsabilidade social e parcerias público privadas. O primeiro evento ocorreu em 17 de agosto e debateu o papel das parcerias público privadas no futuro do Brasil.

O setor moveleiro e as micro e pequenas indústrias abrem os debates. Em Curitiba, serão discutidas as oportunidades, tendências e perspectivas da indústria moveleira, como tecnologia, design e inovação nos produtos. “Estas são as maiores necessidades das empresas moveleiras paranaenses. Nosso principal objetivo é debater estas questões e apresentar para os moveleiros as tendências e dificuldades”, explica o coordenador do conselho Setorial da Indústria Moveleira, Constantino Bezeluska.

De acordo com Bezeluska, a maior parte das empresas do Estado são de médio porte e estão espalhadas em todas as regiões. “O maior pólo está concentrado em Arapongas, com a produção de móveis seriados e em grande escala; em União da Vitória a produção concentra-se na fabricação de portas e madeiras e em Curitiba e Região Metropolitana, a produção é voltada a trabalhos sob medida”, diz, lembrando que no Paraná, existem 3.559 indústrias, que correspondem a 11,01% do parque industrial de transformação do Estado.

O seminário “Oportunidades para as Indústrias Moveleiras” será no Cietep – Av. Comendador Franco, 1341, a partir das 14 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail conselhotematico@fiepr.org.br.

Dia 23 de novembro, o seminário abordará questões do meio ambiente, e dia 30 de novembro e 01 de dezembro, será a vez da indústria mineral. Ambos os encontros serão em Curitiba.

Micro e pequena – Francisco Beltrão e Guarapuava abrem a série de nove seminários para micro e pequenas indústrias. Serão abordados temas como tecnologias na geração de negócios internacionais, apoio de fomento para financiamento ao setor industrial e apoio tecnológico à exportação.

Segundo o coordenador do Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Indústria, Humberto Cabral, as micro e pequenas empresas representam 95% das indústrias paranaenses. “O principal problema destas empresas é que elas estão sozinhas, e não têm conhecimento de uma série de informações e benefícios. Queremos levar essas informações de maneira simples e propiciar o crescimento das empresas”, diz, ressaltando que em todos os locais em que serão realizados os eventos existe uma grande concentração de pequenas empresas.

Em Francisco Beltrão, o encontro será às 8 horas, no auditório do Sesi/Senai – Rua União da Vitória, 66, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail juliane.panho@fiepr.org.br. Já em Guarapuava, o seminário será às 18 horas, no auditório do Sistema Fiep – Rua Cel. Lustosa, 1736, e as presenças devem ser confirmadas pelo e-mail eli.kulka@sesipr.org.br.

Os próximos eventos serão em Ponta Grossa (10/11), Paranaguá (13/11), Londrina e Maringá (21/11), Paranavaí (22/11), e Cascavel e Toledo (23/11).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR