Congresso de Ergonomia

Sistema Fiep participa do Abergo 2006

Sistema Fiep participa do Abergo 2006

O evento será realizado no Cietep, de domingo a quinta-feira, e trará a Curitiba profissionais de todo o Brasil e especialistas internacionais na área

Profissionais de ergonomia de todo Brasil e especialistas internacionais da área estarão em Curitiba nesta semana para o 14º Congresso Brasileiro de Ergonomia (Abergo – 2006). O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Sesi Paraná, é um dos patrocinadores do evento, que acontece no Cietep, a partir deste domingo (29) e até quinta-feira (02).

Da programação constam conferências, mesas-redondas e mini-cursos sobre diversos aspectos relacionados à ergonomia – área que trata da qualidade de vida no ambiente de trabalho, através de estudos para a redução de riscos que podem levar o trabalhador a desenvolver doenças ocupacionais.

Um dos expoentes no Congresso do Abergo 2006 é o francês Pierre Falzon, presidente da Associação Internacional de Ergonomia (IEA) e professor do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), onde é titular da cadeira de ergonomia e neurociências aplicadas ao trabalho. Falzon fará palestra e ministrará um mini-curso aos participantes.

Outro nome de destaque internacional é Tahar Hakim Benchckrun, também professor do CNAM. O especialista participará do Congresso da Abergo na quinta-feira, compondo mesa-redonda com representantes das empresas Renault e Trane do Brasil e o professor José Orlando Gomes (UFRJ). Proposta pelos profissionais do Sesi e do Senai do Paraná, a mesa-redonda terá como tema Ergonomia e formação profissional – Casos práticos da visão francesa e americana. Na tarde de quinta-feira e durante todo o dia seguinte Benchckrun ministrará curso exclusivo para os profissionais de ergonomia do Sesi e do Senai.
O ABERGO 2006 incluirá, pela segunda vez, o 4º Fórum Brasileiro de Ergonomia e o 2º ABERGO JOVEM – II Congresso Brasileiro de Iniciação em Ergonomia. Em paralelo, funcionará uma exposição, com cerca de 20 stands, onde os promotores, patrocinadores e expositores estarão apresentando soluções tecnológicas e se posicionando institucionalmente junto aos representantes das empresas e ao público participante do evento.

Atenção – O Sistema Fiep através, do Sesi e Senai, está atento à necessidade das empresas de melhorar cada vez mais as condições de trabalho de seus colaboradores para propiciar conforto e segurança no desenvolvimento das tarefas, bem como aumentar a produtividade e competitividade e também tendo em vista as exigências da Norma Regulamentadora 17, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em julho último, o Sistema Fiep, através da Unindus e do Sesi Paraná, em parceria com a Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR), iniciou em Curitiba o Curso de Pós-Graduação em Ergonomia ofertado para profissionais de empresas e interessados nesta ciência. A turma é composta por alunos das áreas de Educação Física, Enfermagem, Medicina do trabalho, Fisioterapia e Engenharia do trabalho.

Há cerca de um ano, o Sesi Paraná passou a ofertar um programa de ergonomia que, neste momento, já atende a 24 empresas paranaenses. O know how da entidade é o Processo Ergoativa, que é baseado nas exigências da NR-17. A Norma estabelece parâmetros para a adaptação das condições de trabalho ao perfil psicofisiológico do trabalhador, de forma que ele tenha conforto, segurança e desempenho eficiente.

Outra iniciativa importante nesta área é o Programa Sesi/Senai de Redução de Acidentes de Trabalho (PRAT). De metodologia inovadora, o PRAT está sendo aplicado pela primeira vez junto a seis empresas metalúrgicas de Curitiba e Região Metropolitana, através de uma parceria do Sistema Fiep com o Sindimetal. As seis empresas somam cerca de mil trabalhadores.

Um dos grandes diferenciais do PRAT é que ele integra uma série de medidas (engenharia e medicina do trabalho, psicologia e ergonomia, além das áreas de lazer, educação e gestão social), atuando nas condições de segurança não só física, do ambiente de trabalho, como também na percepção do risco (comportamento) pelo trabalhador.

Dentro deste programa, o Senai desenvolve soluções tecnológicas que ampliam a segurança do maquinário e/ou no processo específico da empresa, ou do setor do qual ela faz parte. Além do aspecto da segurança da máquina, os equipamentos incorporam critérios de ergonomia, a fim de garantir também conforto ao trabalhador.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR