Congresso de Alimentos

Falta de investimentos em tecnologia dificulta desenvolvimento do país

Falta de investimentos em tecnologia dificulta desenvolvimento do país, diz Rocha Loures

Para o presidente do Sistema Fiep, Governo Federal trata C&T como assunto secundário


A falta de investimentos do Governo Federal em ciência e tecnologia foi alvo de críticas por parte do presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo Rocha Loures, na tarde desta segunda-feira (09), durante palestra no 20.º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “Está faltando tudo nesta área: articulação, organização e uma legislação apropriada. Mas, acima de tudo, falta uma vontade política efetiva de colocar a política industrial e de desenvolvimento tecnológico e comércio exterior em primeiro plano”, disparou Rocha Loures. “A conseqüência é que assuntos relevantes como este acabam tendo um tratamento secundário e não aquele que merecem”, completou.

Na visão do presidente do Sistema Fiep, o grande desafio do Brasil será instalar uma política industrial efetiva que alavanque o desenvolvimento econômico do país. “Defendemos a tese de que é necessária uma política industrial que integrará a grande estratégia de desenvolvimento nacional. Na Alemanha, por exemplo, o ministro da Economia também é ministro da Tecnologia. Isso demonstra a importância que é dada à tecnologia na estratégia econômica alemã. No Brasil não é assim. Só é dada importância ao Ministério da Fazenda e à Presidência do Banco Central”, considerou Rocha Loures.

Segundo ele, a falta de importância dada aos ministérios da Tecnologia e do Desenvolvimento dificulta o crescimento econômico do país. “É necessário fazer com que o Ministério do Desenvolvimento e o Ministério da Ciência e Tecnologia tenham a mesma importância e peso que o Ministério da Fazenda. Eu diria até maior para que, efetivamente, possam fazer com que o governo cumpra a sua parte de ser coadjuvante no desenvolvimento da economia”, observou o presidente do Sistema Fiep.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), o Congresso termina na próxima quarta-feira (11) e tem por objetivo discutir o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação na indústria de alimentos no cenário nacional e internacional. O tema desta edição, que conta com a participação de palestrantes de 10 países, é Alimentos e Agroindústrias Brasileiras no Contexto Internacional.

Mais de 50 universidades, empresas e instituições de pesquisa estão participando do Congresso em debates sobre os avanços e as tendências dos alimentos nos próximos anos. Entre as atividades previstas na programação, cursos, conferências, palestras, mesas-redondas, visitas e palestras técnicas, além de 2.027 pôsteres. Saiba mais sobre a programação do evento no site www.xxcbcta.com.br

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR