Saúde Ocupacional

Sesi Paraná firma convênio inédito com Sinditêxtil

Sesi Paraná firma convênio inédito com Sinditêxtil


Um convênio firmado pelo Sesi Paraná com o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado do Paraná (Sinditextil), na área de saúde e segurança no trabalho, beneficia as cerca de 300 empresas do setor, que juntas somam mais de sete mil trabalhadores. O acordo, inédito, foi assinado pelo presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, e o presidente do Sinditêxtil, Adilson Filipaki, quarta-feira (21), durante o workshop “Outono/Inverno 2007”, realizado no auditório do Sebrae e que reuniu representantes de mais de 100 empresas de fiação e tecelagem.

Pelo convênio, o Sesi coloca à disposição das indústrias do setor, a custo compatível para atender pequenas e médias empresas, um pacote de serviços de saúde e segurança no trabalho. A maior parte deles atende a exigência legal desta área, como Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; elaboração de Mapa de Risco, Consultas Clínicas Ocupacionais e Exames de Auxílio Diagnóstico (audiometria e teste de visão) para todos os trabalhadores. Além destes, o convênio envolve também exames laboratoriais clínicos ou toxicológicos, Raio X de tórax ou espirometria, solicitados pelo médico, quando necessários.

“O convênio é uma grande ajuda para o nosso setor”, disse o presidente do Sinditextil. “Estaremos proporcionando às pequenas e médias empresas serviços de qualidade, que hoje normalmente só as grandes empresas têm acesso”, afirmou Filipaki. “O Sesi Paraná é referência em qualidade de serviços e esse acordo demonstra a disposição da entidade em colaborar com as indústrias”, declarou.

Segundo o diretor executivo do Sesi Paraná, José Antônio Fares, o convênio com o Sinditextil é um exemplo da disposição desta atual gestão do Sistema Fiep de atuar em estreita parceria com os sindicatos patronais. “A prioridade é projetos que enfatizem a pequena e média empresa”, afirmou ele.

Eleições – Pouco antes de formalizar o acordo com o Sindicato, o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, apresentou aos participantes a Rede de Participação Política do Empresariado. “Essa iniciativa é fruto da nossa convicção de que a economia brasileira só voltará a crescer com um salto de qualidade na política”, disse ele. O presidente observou que nenhum dos candidatos a presidente apresentaram propostas concretas para o desenvolvimento econômico.

“Por isso, neste momento, a situação mais desejável é a de um segundo turno nas eleições, para que o debate político possa ser aprofundado”, afirmou Rocha Loures.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR