Projeto paranaense é destaque na Conferência Mundial
O projeto Educação e Diversidade, Desafios e Possibilidades, que qualifica professores para trabalhar com pessoas com deficiência auditiva, será apresentado nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro
Um projeto piloto do Senai Paraná está em destaque na 22.ª Conferência Mundial de Educação Aberta e a Distância (ICDE), evento que está sendo realizado de 3 a 6 de setembro no Rio de Janeiro e que reúne mais de mil educadores, pesquisadores e acadêmicos de 40 países. O projeto Educação e Diversidade, Desafios e Possibilidades, que visa a inclusão social através da qualificação de professores e administradores do Senai para atender pessoas com deficiência auditiva, visual, mental e física, será apresentado aos participantes da Conferência nesta quarta-feira (06), às 15h30, no Centro de Convenções do Hotel Sofitel. O projeto paranaense está entre os onze da Rede Senai de Educação a Distância que serão apresentados durante o evento.
“O projeto também está exposto no estande do Senai e a repercussão tem sido muito interessante. O projeto apresentou resultados significativos de economia financeira e de tempo. Atingimos diversas localidades do Estado ao mesmo tempo e ainda obtivemos uma maior eficácia dos alunos. Isso porque a educação a distância exige uma maior concentração do aluno do que na educação presencial”, explicou Roberto De Fino Bentes, coordenador de Educação à Distância do Senai Paraná, que fará a apresentação na Conferência Mundial.
Desenvolvido de agosto a novembro de 2005, o projeto atingiu 35 professores e administradores do Senai Paraná. O curso foi desenvolvido por meio de áudio conferência pela internet e ministrado por oito profissionais que já desenvolvem algum tipo de atividade com pessoas com deficiência. Nos quatro meses do curso, professores e administradores do Senai Paraná receberam dicas sobre postura e aprenderam técnicas de comunicação com pessoas com deficiência.
“A idéia de promover o curso surgiu a partir de uma pesquisa desenvolvida com os funcionários do Senai Paraná. É fundamental que nossos funcionários estejam preparados para atender pessoas com deficiência. Especialmente, no ambiente escolar”, afirmou o coordenador. Os resultados apresentados pelo projeto piloto estão sendo analisados pelo Departamento Regional do Senai. Em caso de aprovação, poderá ser disseminado no Paraná e nos demais departamentos regionais do Senai espalhados pelo Brasil.
“O Senai Paraná está iniciando projetos em educação a distância. Apesar disso, vamos lançar oito cursos nesse segundo semestre. Na segunda-feira (11), começa o curso de Gestão Ambiental. Em outubro, serão iniciados três cursos na área de papel e celulose”, anunciou o coordenador, lembrando que o Paraná vai sediar o próximo Congresso Internacional de Educação à Distância, que será promovido em setembro de 2007, no Cietep, em Curitiba. O evento será realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Associação Brasileira de Educação a Distância.