Boas Práticas

Encontro discute Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável

Encontro discute Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável


Promovido pela Petrobras em parceria com o Sesi Paraná, o evento lotou o auditório da Unindus, no Cietep.


Empresários e profissionais de empresas do Paraná participaram do encontro “Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável”, realizado quinta-feira (31), pela Petrobras Distribuidora, em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Sesi. Os avanços e desafios nesta área e experiências de boas práticas foram temas do encontro, aberto pelo vice-presidente da Fiep, Ronaldo Duschenes.


Segundo o gerente de Segurança e Meio Ambiente de Consumidores da Petrobras Distribuidora, Miguel Francisco de Azevedo, as pequenas e médias empresas são o foco destes encontros, que vêm sendo realizados também em outros estados, sempre com a parceria das federações de indústrias. “A BR Distribuidora tem o compromisso da responsabilidade ambiental e social. Com o apoio da Federação das Indústrias, queremos disseminar conhecimento e experiência de boas práticas entre nossos clientes, principalmente entre as pequenas empresas, que são as que mais precisam de suporte nesta área”, afirmou Azevedo.


Para o gerente de mobilização do Instituto Ethos, Emilio Martos, iniciativas como essa indicam que algumas empresas já atingem um estágio mais avançado, no que se refere a responsabilidade social e contribuição para a sustentabilidade da sociedade. “A responsabilidade social é o caminho em que os projetos sociais da empresa, ou de outras organizações, saem da esfera de filantropia, passando a integrar o nível de negócios, chegando ao desenvolvimento sustentável”, explica ele.


Segundo Martos, no Brasil, e também no Paraná, houve um primeiro momento, de disseminação de conceitos de gestão empresarial responsável. Em seguida, avançou-se para criação de ferramentas (indicadores, balanço social, conteúdos e publicações sobre o tema). “Num terceiro estágio, as empresas passaram para a prática. Agora, algumas organizações avançam ainda mais, passando a abranger a cadeia produtiva, com ações educativas junto a fornecedores e clientes”, disse.


Desafios para o Brasil – O consultor do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras, Carlos Nagib Khalil, narrou a experiência da empresa com o Biodiesel. Na sua palestra, o consultor Belmiro Valverde falou sobre os desafios para o Brasil alcançar o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, o país precisa ampliar o acesso da população à riqueza econômica. “É necessário que se faça isso de maneira ambientalmente responsável, para evitar que se produzam danos desproporcionais aos benefícios da riqueza”, afirmou. Outro desafio, segundo Valverde, é saber associar a modernidade à preservação do tecido social.


As parcerias da Volvo do Brasil para aprimorar suas ações de responsabilidade social, tanto interna como junto à comunidade, foram narradas pela gerente de Recursos Humanos da empresa, Sônia Gurgel Pereira. Ela citou como exemplo a parceria com o Sesi Paraná, para o programa de desenvolvimento social da Volvo. “Os profissionais da entidade fizeram pesquisa, diagnóstico externo e análise de dados. Foi um trabalho importante, que desaguou em diversos projetos, explicou.


O gerente corporativo de Planejamento e Pesquisa Florestal da Klabin, José Artemio Totti, mostrou, entre outros projetos da empresa, a criação do pólo madeireiro em Telêmaco Borba. “O projeto foi implantado em parceria com a prefeitura do município e a comunidade. Começou há 13 anos e tem hoje 50 empresas, que geram 4 mil empregos”, disse ele.


O encontro foi encerrado com debate, mediado pela jornalista e ambientalista Mirian Duailibi. Participaram representantes da Universidade Estadual de Londrina, da Petrobras, do Instituto Ethos, da empresa Transtupi e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR