Campos Gerais

Indústrias têm até amanhã para aderir ao projeto de usina de compostagem

Indústrias têm até amanhã para aderir ao projeto de usina de compostagem


Coordenadoria Regional da Fiep é responsável pelo projeto e o Senai fará os estudos técnicos


Termina amanhã (15) o prazo para que as indústrias de Ponta Grossa e região assinem o termo de adesão ao projeto de implantação da usina de compostagem nos Campos Gerais, que irá transformar os passivos ambientais emitidos em adubos e fertilizantes para utilização na agricultura. O projeto é dirigido pela Coordenadoria Regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

De acordo com o coordenador regional da Fiep, Jarbas Goes, o passo seguinte será a realização dos estudos técnicos, a cargo do Senai, que permitirão analisar o aproveitamento dos resíduos das empresas e identificar a melhor solução. O levantamento irá registrar o volume de resíduos produzido, estratégias de recolhimento do material e distribuição dos produtos finais. Depois de pronto, o projeto será encaminhado ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para aprovação.
 “As conversas com as indústrias da região vêm acontecendo há bastante tempo e já temos algumas adesões formais. Esperamos mais até amanhã”, explica o coordenador regional da Fiep, Jarbas Goes.

Os custos para a elaboração e implementação do projeto serão rateados entre as empresas participantes. “O interessante seria a adesão maciça das empresas da região, o que demonstraria a preocupação de todos com o meio ambiente e a força de união dos industriais, buscando soluções coletivas”, acrescenta o gerente regional do Senai Ponta Grossa, José Fernando Alamino.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR