Mercado Externo

Empresários paranaenses negociam com Venezuela

Empresários paranaenses negociam com Venezuela

Mais de 100 empresários paranaenses devem participar das rodadas de negócios com cerca de 40 empresários da Venezuela, que estarão em missão comercial nesta quarta-feira, dia 19, em Curitiba. As rodadas vão acontecer entre 14 e 18 horas, no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Estado do Paraná (Cietep), em Curitiba.

A princípio, os venezuelanos vêm interessados em vender produtos dos setores de serviços, plástico, transporte, alumínio, habitação popular, construção civil, alimentos e petroquímicos. Mas, de acordo com o coordenador geral de Novos Negócios do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Henrique Ricardo dos Santos, não está descartado o inverso, ou seja, que se transformem em compradores. “É muito interessante que os empresários paranaenses participem, porque a Venezuela, assim como boa parte da América Latina, oferece alternativas e oportunidades de novos mercados”, comenta Santos.

Ele observa, ainda, que é preciso levar em conta o fato de os venezuelanos estarem pleiteando integração daquele País ao Mercosul, o que representa, na prática, intenções de estreitar os relacionamentos comerciais com o Brasil. “E neste sentido o Paraná sai na frente”, destaca. Esta será a segunda rodada de negócios entre o Paraná e os venezuelanos. A primeira foi em novembro do ano passado, quando cerca de 100 brasileiros estiveram na Venezuela, numa missão empresarial/governamental.

Daqueles encontros, foram encaminhados projetos que geraram em torno de US$ 300 milhões ao Paraná, entre negócios nas esferas pública e privada. Os interessados nas rodadas devem fazer inscrição antecipadamente, preenchendo formulário disponível no site www.cinpr.org.br.

Uma das empresas representadas na missão na Venezuela foi a Brazil Foods, sediada em Curitiba e que fechou contrato de exportação de 5 mil toneladas de feijão preto. O valor da operação ultrapassou US$ 1 milhão e o produto, todo produzido no Sul do Paraná, foi comprado pela empresa Mercal, a estatal venezuelana que gerencia os programas de abastecimento do País.

Na época, o diretor geral da Brazil Foods, Antônio Carlos de Oliveira, disse que já fez negócios com a Venezuela, mas, segundo ele, desta vez foi tudo mais ágil por conta da sua participação na rodada de negócios realizada durante a missão empresarial. “Ter o aval da Fiep e do Governo do Estado facilita muita a negociação”, afirma.



Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR