As empresas brasileiras instaladas em incubadoras tecnológicas terão recursos para dar os primeiros passos. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, lançou em Curitiba o programa Inovar Semente, que destinará R$ 300 milhões durante três anos para a formação de capital de risco.
O anúncio foi feito durante o 13º Fórum Brasil Capital de Risco, que reuniu os principais investidores e gestores de fundos de pensão brasileiros, no Centro de Eventos do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Cietep. O evento é promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Fiep e outras entidades que operam com capital de risco.
“São recursos que serão utilizados para a formação de fundos regionais, visando viabilizar projetos e idéias inovadoras que promovam a criação de alta tecnologia”, explica o ministro. Segundo ele, o Ministério lançara um edital na próxima semana para viabilizar os fundos regionais.
Pelo projeto, o governo federal injetará metade dos recursos e o parceiro local complementará com outra metade. Um modelo de fundo já está sendo costurado entre a Fiep, o Sebrae, a Curitiba S.A. e a Itaipu. Também existe proposta semelhante em Londrina. “Acredito que nas vinte regiões onde existem incubadoras tecnológicas no Paraná deverão surgir propostas”, afirma o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.
Fórum – Durante o Fórum, investidores – como os fundos de pensão da Caixa Econômica Federal (Funcef), do Banco do Brasil (Previ), do BNDES (Fapes) e da Petrobras (Petros) – mostraram as vantagens deste tipo de financiamento e serão apresentados cases de empresas que tiveram sucesso com este tipo de crédito.
Nesta quarta-feira (14) um grupo restrito de gestores, investidores de capital de risco e de altos executivos, que conheceram as propostas de nove empresas com alto potencial tecnológico, previamente escolhidas pela Finep, a serem financiadas. O órgão federal realiza este tipo de reunião desde o ano de 2000, possibilitando a aplicação de mais de R$ 145 milhões em investimentos injetados em 24 empresas brasileiras de base tecnológica.
Nesta quinta-feira (15), o encontro será aberto a todos os empresários, que conhecerão os caminhos que devem percorrer para buscar este tipo de investimento. Serão realizados painéis com os seguintes temas: Estratégias de Investimento dos Fundos de VC; Relacionamento entre Fundos de VC e Empresas Investidas; e Marcos Regulatórios para Pequenas Empresas Inovadoras.