Foz do Iguaçu será palco, entre os dias 02 e 04 de dezembro, da fase sul-brasileira da 19ª edição dos Jogos do Sesi. Cerca de 700 atletas, trabalhadores das indústrias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, disputam a fase regional da competição. De acordo com Roberto Costacurta Alves, coordenador de lazer do Sesi Paraná, a escolha por Foz do Iguaçu para sediar os jogos se deu pelo potencial turístico da cidade. “Foi uma solicitação das empresas gaúchas e catarinenses para que assim pudéssemos aliar o esporte com as atividades de turismo, promovendo uma competição ainda mais motivacional para os trabalhadores”, ressalta.
A abertura dos jogos acontece na noite de sexta-feira (02), no Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu, com a apresentação da equipe de Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) da Sadia de Toledo e um show de dança com bailarinos de cadeira de rodas. A festa vai reunir autoridades, empresários, técnicos do Sesi e trabalhadores-atletas.
Ao todo, mais de 100 indústrias dos três Estados serão representadas por seus funcionários na competição que é composta por 14 modalidades: basquetebol, tênis (master e livre), tênis de mesa, futebol, futsal, futebol sete (livre e master), voleibol, vôlei de praia, natação (livre e sênior), atletismo, bocha, bolão, xadrez e dominó. Para chegar a esta fase, os trabalhadores passaram pelas etapas municipais, regionais e estaduais, das quais saíram os campeões que agora disputam o sul-brasileiro. Os competidores são profissionais das mais diferentes atividades e segmentos industriais que dedicam seu tempo livre aos treinos para obter o melhor desempenho nos jogos.
O objetivo dos jogos é levar os trabalhadores das indústrias a praticarem esportes, promover a integração entre funcionários e empresários e, também, entre os próprios trabalhadores. Costacurta afirma que esse tipo de evento é um grande fator motivacional, pois ocupa o tempo livre dos trabalhadores com o esporte, melhorando o clima organizacional e a qualidade de vida do funcionário, além de reduzir o giro de pessoal. “Eles se sentem mais valorizados pela empresa e entre os colegas. Isso gera aumento na produção, pois o trabalhador se torna mais motivado e comprometido”, diz.
Internacional – Os Jogos do Sesi têm acumulado resultados positivos durante os 19 anos de existência. Através das competições os trabalhadores têm oportunidade de disputar competições internacionais como é o caso de 12 funcionários da empresa Robert Bosch, de Curitiba, que disputaram o Mundial de Basquetebol da Confederação Internacional de Esportes para Trabalhadores (Csit) realizado na cidade do México, de 13 a 20 de novembro. Eles foram os únicos representantes do Brasil na competição que teve a participação de trabalhadores da Tunísia, Itália, Letônia e México e trouxeram a medalha de bronze.