Senai lança curso de pós-graduação em moda e gestão

Curso de pós-graduação do Senai vai formar profissionais para gerenciar moda como negócio

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Senai Paraná em parceria com o Senai de Santa Catarina, oferecerá, a partir de 2006, o curso de pós-graduação em Moda e Gestão. É o primeiro curso de pós-graduação na área que abrange a vertente tanto da moda, como da gestão empresarial no Paraná. O objetivo é preparar profissionais para a gerência da moda como estratégia de negócio. O curso será coordenado pela área de moda do Senai Paraná, em parceria com o Senai SC. O lançamento do curso será na terça-feira (29), às 19h30, no Cietep.





O Senai Paraná mantém há seis anos o curso técnico em estilismo de confecção industrial, que já formou profissionais que hoje se destacam no mercado da moda. A pós-graduação é dirigida a graduados em design de produto, design de moda, design gráfico, estilismo, engenharia da produção, profissionais de marketing, administração, comércio exterior, publicidade, entre outros. É voltado também a empresários e trabalhadores da indústria de confecção.




A primeira turma inicia as aulas em março de 2006 com conclusão prevista para março de 2007. As aulas acontecem às sextas-feiras, das 18 às 22h30 e aos sábados das 8 às 13h30.




A carga horária é de 408 horas e mais seis para o trabalho de conclusão. Serão ofertadas 35 vagas anuais. O corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores na área específica e áreas afins.




De acordo com a coordenadora da área de Moda do Senai Paraná, Annelise Vaine, um curso de pós-graduação com esta formatação se justifica no Paraná porque o Estado está posicionado entre os primeiros lugares no cenário nacional de produção de artigos têxteis e de confecção, contando com 4 Arranjos Produtivos Locais (APLs) nas cidades de Cianorte, Apucarana, Terra Roxa e Imbituva e outros em processo de formação. “São mais de 4 mil empresas que geram aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos”, informa.




Além disso, a coordenadora lembra que o setor têxtil e de confecções tem sido responsável pela melhoria da imagem do produto nacional no mercado externo.




“O Brasil é hoje o 7º maior parque têxtil mundial e conta com mais de 30 mil empresas formais. Juntas, elas faturam US$ 25 bilhões por ano, contribuindo com 4,4% do PIB nacional, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil”.


“Neste cenário, a indústria da moda tem demandado profissionais com competências abrangentes com formação multi e interdisciplinar. A proposta do curso de pós-graduação é contribuir com a formação de profissionais prontos para atenderem este mercado, promovendo a capacidade estratégica, atrelada ao conhecimento do operacional”, destaca Annelise. O curso, portanto, está focado em desenvolver uma visão holística do setor, visando a sinergia entre as vertentes de produção, criação, gestão e mercado.





Mais informações sobre o curso de pós-graduação podem ser obtidas pelo telefone: (41) 3218-7777.




 



Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR