Cerca de 1.000 pessoas que aprenderam a ler e a escrever na terceira fase do Projeto Sesi por um Brasil Alfabetizado recebem o diploma na próxima sexta-feira (25), às 19 horas, na Associação Atlética Beneficente Germer em Campo Largo. Os formandos fazem parte das 54 turmas que passaram pela alfabetização promovida pelo projeto que é realizado pelo Sesi Paraná, em uma parceria do Departamento Nacional do Sesi e o Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Ao todo o projeto desenvolvido pelo Sesi Paraná alfabetizou 4.300 pessoas de 33 municípios do Estado, somando 189 turmas e envolvendo 171 alfabetizadores. Os formandos de Campo Largo fazem parte da terceira fase do programa que iniciou a primeira fase há dois anos. Entre 2003 e 2004 o Sesi Paraná alfabetizou, através do projeto, 4.746 pessoas entre jovens e adultos. Com turmas de 20 a 25 alunos, a alfabetização tem duração de seis meses em cada fase, o que corresponde à carga horária total de 240 horas. As aulas são diárias com duração de duas horas e meia, ministradas durante quatro dias por semana.
O Projeto é tri-partide: o MEC/FNDE assume a capacitação e o pagamento dos alfabetizadores, o Sesi custeia o material utilizado pelo aluno e pelo alfabetizador, viabiliza o espaço físico para as aulas, faz a divulgação do projeto e organiza as solenidades da aula inaugural e da formatura, além de custear a hora técnica dos pedagogos que atendem ao Projeto. Outra participação do departamento regional do Sesi no processo é através da disponibilização dos profissionais de educação para coordenar e acompanhar as questões técnicas e pedagógicas. Todas as ações atendem as orientações do Governo Federal (Resoluções nº 14 e 9). A metodologia adotada no Estado é o resultado das parcerias com a Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Secretaria Municipal da Educação, por meio da proposta “Mutirão das Letras”.
As parcerias variam de acordo como município, no caso de Campo Largo que reuniu 54 turmas, o maior número de todo o Estado, o projeto foi reforçado pela parceria com a prefeitura. Isso garantiu aos recém-alfabetizados a continuidade dos estudos, podendo ingressar direto no ensino fundamental, após aprovação no exame de equivalência. Alguns alunos conseguem ingressar direto na 5ª série.
“Quem inicia nesse tipo de alfabetização mal sabe assinar o nome, por isso, o projeto é uma luz para aqueles que não sabem ler e escrever, promovendo mudanças concretas na sua vida diária”, afirma José Antonio Fares, diretor executivo do Sesi Paraná. O Projeto, desenvolvido no Brasil inteiro, tem o objetivo principal de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no País e resgatar a auto-estima de quem não teve acesso à educação.
Formatura Projeto Sesi por Um Brasil Alfabetizado
Data: 25 de novembro
Horário: 19 horas
Local: Associação Beneficente Germer
Endereço: BR 277/KM 122 s/número – Bairro Itaqui – Campo Largo