Empresários das 37 indústrias de confecções de Londrina têm encontro marcado no Senai da cidade esta semana. O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio da Rede de Tecnologia do Paraná (Retec), com o apoio do Sebrae e do Sindicato do Vestuário do Paraná (Sivepar), promove a Clínica Tecnológica de Confecções nesta quinta (24) e sexta-feira (25). O evento reunirá industriais, trabalhadores e demais envolvidos com a produção de confecções, através de consultorias e palestras que abordam assuntos como planejamento de coleções, artesanato e posicionamento de marca.
“Ao montarmos o programa das clínicas, levamos em conta as necessidades e as solicitações dos participantes”, diz o coordenador da Retec, Reinaldo Tockus. Encontros semelhantes já foram realizados nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Madeira, em União da Vitória; de Metais Sanitários, em Loanda; de Confecções, em Cianorte; da Mandioca, em Paranavaí; e de Malharia Retilínea, em Imbituva, sempre com o propósito de disponibilizar informações técnicas a respeito de cada segmento.
Até o fim do ano serão realizadas clínicas em Francisco Beltrão (indústrias de metal leve) e no APL de Confecções, em Cianorte. “É uma conversa informal, em que todos podem trazer situações reais para serem analisadas com o consultor”, acrescenta Tockus.
Esta é a segunda Clínica realizada em uma região onde as empresas ainda não estão organizadas em APL. A primeira foi em outubro nas indústrias de plásticos das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. “A programação é inédita na região. É uma rara oportunidade de aperfeiçoamento tecnológico, aberta a todos os interessados”, diz o coordenador da Retec. Segundo Tockus, a Clínica foi uma iniciativa da unidade regional do Senai de Londrina, juntamente com o Sebrae da região. “Desde o começo do ano as entidades trabalham em um projeto para o fortalecimento das empresas e da marca própria. Nada melhor que uma Clínica para reunir os empresários e esclarecer dúvidas coletivamente”.
Programação – O estilista Amir Slama, criador da marca Rosa Chá abre a programação da Clínica, na noite de quinta-feira (24). Ele falará sobre sua trajetória no mundo da moda e como criou a Rosa Chá. A palestra de abertura será às 20 horas, no Buffet Planalto, Avenida Tiradentes, 6429. As demais atividades ocorrem no Senai de Londrina, rua Belém, 844.
As clínicas acontecem sexta-feira (25) durante o dia todo e são coordenadas por profissionais com ampla experiência no setor. A designer e docente do Curso Técnico de Estilismo de Confecção Industrial do Senai/Cietep, Marianne Rohrig, coordena a clínica “Planejamento de Coleções” e a professora de Marketing de Moda e Gerência de Marcas de Moda na Faculdade Senac, em São Paulo, Patrícia Gaspar, fala sobre o posicionamento de marca. Já a responsável pela curadoria e criação de jóias têxteis para o São Paulo Fashion Week 2005, Heloísa Bahia Diniz, coordena o debate sobre artesanato nas coleções.
Na parte da manhã, os empresários poderão participar de atendimentos em grupo com os palestrantes para o esclarecimento de dúvidas. Já na parte da tarde ocorrem os atendimentos individualizados, no qual poderão participar até quatro funcionários de cada empresa e serão esclarecidas dúvidas pontuais referentes ao processo produtivo e planejamento das indústrias.
As palestras acontecem à noite e são abertas ao público em geral, empresários, estudantes, profissionais liberais. Elas têm por objetivo transmitir informações sobre mercado, exportação, fomento, financiamento e vendas. Os consultores e palestrantes são profissionais de entidades parceiras, universidades, técnicos de empresas renomadas que dominam os processos solicitados e podem estar “abrindo horizontes” para aqueles que participam da clínica.