O vice-presidente de Desenvolvimento Econômico da Região de Rhone-Alpes, cuja capital é Lyon, Jean Louis Cagnaire, apresentou a empresários e autoridades paranaenses uma proposta para a instalação de um escritório de representação francês no Paraná. “O propósito da iniciativa é de colaboração na área de educação, mas deve favorecer a transferência de tecnologia, estimular investimentos e o fortalecimento do empreendedorismo”, explica o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, que integra a missão governamental e empresarial que participa da Semana do Paraná na França.
Segundo Rocha Loures, Rhone-Alpes é a segunda região mais desenvolvida da França, com um PIB de 141 bilhões de euros, e a sétima da Europa. Na região estão instalados sete laboratórios internacionais e nove universidades. Além disso, abriga indústrias líderes em setores como de metais, construção metalmecânica, químico, plásticos, fármacos, têxtil e vestuário e um importante pólo de agronegócio (leite, carne, vinho e água). “A região pode oferecer à indústria do Paraná estudos e tecnologias nas áreas agrícola, de biotecnologia, software, metalmecânica, madeira e mobiliário e vestuário”, explica o presidente da Fiep.
A proposta foi apresentada por Cagnaire durante encontro empresarial realizado nesta quinta-feira (13/10), em Lyon, antes da visita da missão paranaense a centros tecnológicos da região. “Os empresários paranaenses estão aproveitando muito bem o contato com seus pares franceses e a missão deve gerar bons negócios para o Paraná”, avalia o presidente da Fiep.
Invest Paraná – Na quarta-feira, em Paris, a comitiva paranaense participou de um evento na Câmara de Comércio de Paris. Neste encontro, o presidente da Fiep apresentou a cerca de 130 empresários franceses um vídeo sobre o programa Invest Paraná, criado para auxiliar empresários e investidores interessados em expandir seus negócios e investir no estado. “O programa oferece informações sobre as potencialidades do Paraná, ajuda na identificação de locais para instalação de fábricas e oferece assessoria para captação de financiamentos”, informou Rocha Loures.
Na apresentação, o presidente da Fiep mostrou um perfil socioeconômico do Paraná e da atividade industrial do Estado. Ele destacou o papel das pequenas e médias empresas. A palestra apontou ainda dados sobre infra-estrutura (transporte, telecomunicações e energia) e sobre o potencial de consumo da região. “O Paraná está no centro um mercado consumidor de 250 milhões de pessoas. Num raio de 2.000 quilômetros está grande parcela do PIB sulamericano”, destacou Rocha Loures.
Ainda em Paris, os empresários paranaenses participaram de rodadas de negócios com empresas francesas dos setores de vestuário e acessórios, software, metalmecânico, cosméticos, alimentos e bebidas. “Todos os empresários paranaenses ficaram bastante satisfeitos com os contatos realizados, tanto pela possibilidade de novos negócios como pela transferência de tecnologia”, afirmou Henrique Santos, do Centro Internacional de Negócios da Fiep e um dos organizadores da missão comercial.