Noventa e quatro jovens paranaenses que estão se qualificando para atuar em 25 diferentes áreas da produção industrial estão se preparando para a a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, que será realizada de 14 a 18 de novembro, Curitiba. A”disputa” faz parte da World Skills, uma competição promovida pela Organização Internacional para a Promoção da Educação Profissional. No Brasil, a realização é do Senai e no Paraná tem apoio do Sistema Fiep.
Os “atletas” realizarão provas teóricas e práticas num evento que promete movimentar a capital no feriado de 15 de novembro.
Para o coordenador da Olimpíada no Paraná, Gilberto Baggio, o evento é um grande estímulo à qualificação da mão-de-obra para a indústria.”Ali mostramos toda nossa expertise e a paixão que nossos alunos têm pelo conhecimento e a perfeição”, diz. Nacionalmente, essa é a forma como o Senai atualiza seus métodos de ensino dentro da filosofia da formação por competências, em que é valorizado mais o perfil do aluno do que a ementa do curso.
Os alunos participantes são selecionados entre os melhores do Senai em cada ramo. No primeiro dia, executam uma tarefa de habilidade intelectual, e, no dia da prova prática, uma situação-problema. São jovens entre 16 e 21 anos, que só podem participar uma vez. Os vencedores, que executarem as tarefas da melhor forma no menor tempo, vão para a etapa nacional, em Recife, em março de 2006. Os ganhadores de medalha de ouro nesta última participam da fase internacional, que será realizada no Japão em 2007.
Além da competição, haverá a exposição de máquinas e palestras técnicas das áreas de mercado e tecnologia, também abertas ao público.”Normalmente os visitantes demonstram maior interesse pelas provas de mecânica de carros, aplicação de revestimento cerâmico, design de moda e robótica”, informa Baggio. A entrada nos locais de provas (Cietep e Senai/CIC) é gratuita e as atividades podem ser acompanhadas, a uma certa distância, até mesmo por crianças.
Serviço
Olimpíada do Conhecimento
Realização – Federão das Indústrias / Senai
Data – 14 a 18 de novembro
Locais – Cietep. Av. Comendador Franco, 1341
Senai/CIC – Rua Nossa Senhora da Cabeça, 1371 – CIC
Entrada gratuita
BOX
BRASIL É DESTAQUE EM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
De dois em dois anos, o Torneio Internacional de Formação Profissional reúne representantes de 38 países das Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, envolvendo 600 competidores e 600 especialistas, divididos em 40 ocupações.
Promovido pela Organização Internacional para a Promoção da Educação Profissional, o torneio viabiliza o intercâmbio tecnológico na educação profissional e dá oportunidade aos técnicos de observar todo o processo de produção, trocando informações com os demais experts.
O Brasil – um dos quatro países membros da América, junto com Canadá, Estados Unidos e Venezuela – participa do evento desde 1983 com alunos do Senai. Nestes 20 anos, a evolução dos estudantes brasileiros tem sido constante, alcançando alto nível técnico e resultados invejáveis nas últimas competições.
Os brasileiros já trouxeram medalhas e diplomas de excelência nas ocupações de tornearia, soldagem, solda a gás, mecânica de precisão eletrônica, eletricidade industrial, eletricidade predial, mecatrônica e desenho gráfico, entre outras modalidades.”A participação do Senai nos torneios internacionais colocou o Brasil no cenário da educação profissional, contribuindo para projetar a imagem de um país promissor em parcerias na área econômica”, afirma o diretor regional do Senai no Paraná, Carlos Sérgio Asinelli.