Empresários paranaenses recebem medalha do conhecimento

Magrid Teske, da Herbarium, e Miguel Krigsner, do O Boticário, estão entre os dez pessoas homenageadas pelo Ministério do Desenvolvimento, em parceria com a CNI e o Sebrae

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, apontou o Paraná com um exemplo de Estado a ser seguido na área de inovação e tecnologia. A afirmação foi feita durante a solenidade de entrega da Medalha do Conhecimento, realizada na terça-feira (30/08), em Brasília, que homenageou dez empresários e executivos do Brasil, sendo que dois deles paranaenses.

O ministro Furlan entregou a medalha para a empresária Magrid Teske, proprietária da Herbarium. O outro paranaense homenageado foi Miguel Krigsner, do O Boticário. Os dois se destacaram nas áreas inovação tecnológica e competitividade empresarial. “As pessoas premiadas neste ano ousaram no passado promovendo inovação e aceitaram desafios que muita gente rejeitou”, disse o ministro Furlan. Para ele, o prêmio deve ser a inspiração para os novos empresários. “Quem não tiver coragem hoje de plantar a semente e investir, e acreditar no nosso país, não vai colher no futuro”, afirmou.

O prêmio é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, e foi concedido pela primeira vez no ano de 2000, em comemoração aos 50 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, considera que a premiação de Magrid Teske e Miguel Krigsner reflete o nível de inovação do setor industrial do Estado. “Curitiba é o segundo maior pólo inovador do Brasil e a premiação destes dois empresários mostra a importância que o Estado está tomando neste campo”, afirmou.

O presidente da Fiep lembra que em menos de um ano diversos empresários paranaenses se destacaram em premiações nacionais, com ênfases em inovação tecnológica, empreendedorismo e competitividade. “O Paraná conquistou o maior volume de medalhas nos prêmios da CNI e da FINEP e, agora, marca grande presença na medalha do Conhecimento”, ressalta.

O prêmio recebeu 256 indicações, mais que o dobro dos inscritos em 2004. A diretoria da Fiep foi quem indicou a proprietária da Herbarium, Magrid Teske. “Foi a primeira mulher a ser premiada e acredito que, no futuro, outras tão competentes do Paraná serão homenageadas”, diz Rocha Loures. Miguel Krigsner foi indicado pela Associação Comercial do Paraná.

Magrid Teske destacou algumas qualidades da Herbarium, que integra a Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para controle de qualidade e certificação de medicamentos fitoterápicos. “Também fomos a primeira empresa do setor a ter suas boas práticas de fabricação atestadas pela Anvisa. A competência e a inovação fizeram com que ganhássemos a Medalha do Conhecimento”, disse Magrid.

Já Miguel Krigsner considera que o Brasil precisa passar por uma transformação, deixando de ser apenas um exportador de matérias-primas e se transformar em um país inovador. Ele destacou que o prêmio reconhece a capacidade inovadora da empresa que cria e desenvolve produtos totalmente diferenciados. Por isso, disse o empresário, a Medalha é importante para estimular a inovação no país.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR