Mapa identifica 200 instituições envolvidas em projetos sociais no Paraná

Dados preliminares do 1º Mapeamento de Projetos de Responsabilidade Social, promovido pelo Sistema Fiep, registram ações promovidas pelos 1º, 2º e 3º setores do Estado

Dados preliminares do 1º Mapeamento de Projetos de Responsabilidade Social, realizado pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, mostra que 200 instituições públicas, privadas e organizações não-governamentais praticam ações de responsabilidade social no Paraná. O trabalho revela ainda que existem 87 projetos em execução.

O Conselho é um órgão consultivo da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pretende, através da pesquisa, mapear todas as iniciativas de cidadania empresarial e responsabilidade social existentes no Estado. O prazo para o preenchimento de formulários termina no dia 02 de setembro e pode ser feito pelo site www.fiepr.org.br.

O mapeamento pretende levantar informações sobre quantos e quais projetos sociais são desenvolvidos no Estado, bem como contabilizar quantas instituições públicas, privadas e organizações não-governamentais atuam neste segmento, que público atendem, que setores e municípios beneficiam, entre outras informações.

Com base nas informações, o Conselho – que reúne 104 líderes empresariais, industriais e representantes de entidades públicas e privadas – pretende estabelecer um planejamento estratégico sobre o tema responsabilidade social. Com o perfil, será possível promover parcerias entre empresários e executores para potencializar os resultados das iniciativas existentes e em implantação.

Um exemplo de ação social é o promovido pela incubadora e hotel tecnológicos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), unidade de Cornélio Procópio. Segundo o coordenador da unidade, Márcio Jacometti, as empresas deveriam incentivar o desenvolvimento da responsabilidade social não apenas como marketing, mas como ações efetivas dentro das instituições. “Ações sociais não devem se restringir apenas a alguns departamentos de uma instituição, elas devem abranger a empresa como um todo”.

O projeto do Cefet de Cornélio Procópio teve início em 2003. De lá saíram duas empresas de software que já começaram a atuar no mercado e desenvolvem ações de responsabilidade social. “As empresas participantes assinam um contrato que determina que elas devem incentivar e apoiar novos projetos após saírem da incubação”, conta Jacometti.

Outra empresa que investe em responsabilidade social é o Banco do Brasil. Há mais de dez anos a empresa mantém programas de educação básica para crianças e adultos. “Temos o AABB Educar, voltado para a alfabetização de adultos, e o AABB Comunidade, voltado para crianças”, explica a analista de marketing do Banco do Brasil, Deise Cassol. Hoje, o projeto AABB Educar funciona em seis municípios paranaenses, atendendo cerca de 120 pessoas, e o AABB Comunidade atende cerca de 1300 crianças com atividades recreativas, lúdicas e esportes. “O mapeamento é uma forma de divulgar as atividades e reforçar os projetos”, afirma Deise Cassol.

Os interessados também podem responder o formulário pelo telefone (41) 3352-6303.


Outras informações na Coordenação de Comunicação Social da Fiep, pelo telefone (41) 3352-2211 (ramais 7281 e 7256) ou pelo e-mail: imprensa@fiepr.org.br


Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR